Com a finalidade de  exaltar a comunidade de designers, arquitetos e decoradores do Rio de Janeiro,  o Núcleo Carioca de Decoração (NCD) lança seu primeiro livro com 40 projetos assinados por profissionais, compilando projetos de escritórios tradicionais e em evidência, com projeção local e nacional, além de mapear as tendências e delinear o estilo carioca de morar.

A obra, batizada como “NCD 40+”,  com 164 páginas, faz um recorte dos últimos dez anos de projetos assinados por escritórios sediados na cidade, a maioria de casas e apartamentos, que se mantêm atemporais. No entanto, foi dado também espaço para ambientes comerciais, mostras de decoração e residências em outras cidades, demonstrando o alcance da arquitetura carioca. A obra reúne nomes como Gisele Taranto, Cadas Abranches, Studio Ro+Ca, a dupla Roberta Moura e Paula Faria, entre muitos outros.

Acima, Projeto assinado por Jairo de Sender no livro NCD 40+ (fotos: MCA-Estúdio)

 Nos projetos apresentados, vemos uma série de varandas e cozinhas gourmet, poltronas de balanço, salas banhadas por luz natural, confortáveis cantos de leitura, banheiros com função de SPA em casa e muitas plantas – espaços e recursos que representam essa busca pelo bem-estar e pelo contato com a natureza.

Acima, Projeto assinado por Erick Figueira de Mello no livro NCD 40+  (fotos: André Nazareth)

 

Acima, Projeto do escritório André Piva Arquitetura no livro NCD 40+  ( foto: MCAEstúdio)

 

+ 40 Escritórios de arquitetura e interiores

A arquiteta Gisele Taranto participa do livro com um apartamento de 550m² de frente para a praia, na Zona Sul, que teve como ponto de partida a integração dos interiores com a vista externa. O clima descontraído e bem carioca, com uma paleta de cores claras e pinceladas de azul remetendo ao mar, foi um pedido dos moradores. “Optamos por projetar um apartamento onde o foco foi proporcionar aos clientes uma ótima experiência de habitar à beira-mar, mas desfrutando do conforto e tecnologia que estão presentes em nossas cidades”, explica Gisele, que adotou no projeto o conceito “praia urbana”.

Segundo a arquiteta, a escolha deste apartamento para o livro foi motivada por esse olhar para o estilo carioca. “É um apartamento que tem a integração com a paisagem, uma seleção de móveis leves, com design, mas que não deixam de lado o conforto. É um espaço onde você tem essa transparência, com cores mais calmas, mas ao mesmo tempo traz o colorido em obras de arte – características que, de certa forma, traduzem nosso jeito (carioca) de viver”, acredita Gisele, que parabeniza a iniciativa do Núcleo. “É muito interessante ter esse material compilado em um livro, neste momento em que não temos mais tantas revistas do segmento no mercado, para que o público possa nos conhecer além das redes sociais. Acredito que isso vai trazer benefícios para todos”, elogia.

Já a dupla Roberta Moura e Paula Faria assina um apartamento no coração de Ipanema, com vista para as copas das árvores. “Trata-se de uma casa prática, alegre e despojadamente sofisticada, pensada para que os moradores possam usa-la integralmente em seu dia a dia, sem demandar muitos cuidados”, explica Roberta. As características típicas da morada carioca não acabam por aí: uma das premissas do projeto era conferir alegria ao apartamento, o que foi feito através do uso das cores, inclusive no mobiliário. As cadeiras de jantar foram estofadas em tecido de linho num tom goiaba e a cor azul predomina nas obras de arte. “A arquitetura carioca tem muita personalidade e um estilo próprio, por isso é maravilhoso esse registro em livro”, comemora.

A seleção de projetos contempla ainda o trabalho de renomados fotógrafos de arquitetura da cidade, como Denilson Machado e Juliano Colodeti, do MCA Estúdio, André Nazareth, entre outros, que já tiveram suas fotografias publicadas em alguns dos veículos mais importantes do país.

Acima, Projeto assinado por Bianca da Hora no livro NCD 40+ (foto: MCA-Estúdio)
 

O primeiro de vários

De acordo com Rodrigo Perroni, diretor do Núcleo Carioca de Decoração, “o lançamento do livro NCD 40+ visa não apenas destacar o trabalho dos profissionais mais atuantes do mercado carioca, como também ser um registro temporal do segmento casa”, explica o empresário, à frente da Velha Bahia, uma das marcas associadas ao NCD. Segundo Perroni, esta é a primeira publicação de um projeto com ambições periódicas. “Pretendemos lançar edições anuais, fazendo um recorte das tendências do morar e do lifestyle carioca através dos projetos mais representativos de nossos arquitetos, decoradores e designers de interiores”, revela.

Impressos em papel couché 170g, com capa dura e sobrecapa, que dão aspecto de livro-arte à publicação, os livros poderão ser adquiridos pelo público em geral, com edição limitada a 500 exemplares, por 120 reais (por livro) nas lojas associadas ao Núcleo.

 

Marcas/lojas associadas ao Núcleo Carioca de Decoração:

Ambient Air; Ângulo Iluminação; ArteVideo; Avanti Tapetes; Casa Julio; Cortinaria; Delmak; Ekko; Florense CasaShopping; Florense Ipanema; Guilha; Interpam Iluminação; Italian Leather; Lacca; Lumini; Mac; Marmi Graniti; Novo Ambiente; Orlean; Ornare; Portobello Shop; Roma Mobili; Sá Martins; Santa Mônica; Uniflex Ipanema; Unlimited Pool; Velha Bahia; Way Design.

 

Profissionais participantes do livro:

Adriana Sadala e Maria Eduarda Gomide; Alexandre Lobo e Fábio Cardoso; Ana Luiza Jardim e Tina Pessoa de Queiroz; Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz (AF Arquitetura); Ana Lúcia Jucá; Andre Piva Arquitetura; Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião; Babi Teixeira; Belo Lobo, Bobo Neri e Mariana Travassos; Bernardes Arquitetura; Bernardo Schor e Rogério Antunes; Bianca da Hora; Bruno Carvalho e Camila Avelar; Cadas Abranches; Carlos Carvalho, Rodrigo Béze e Caio Carvalho (Studio Ro+Ca); Claudia Pimenta e Patrícia Franco; Cristina Bezamat e Laura Bezamat; Cynthia Pedrosa e Raphael Pedrosa; Erick Figueira de Mello; Carolina Escada e Patricia Landau (Escala Arquitetura RJ); Gabriela Eloy e Carolina Freitas (Studio Eloy e Freitas); Gisele Taranto; Jacira Pinheiro; Jacqueline Santos; Jairo Sender; Joy Garrido; Guilherme Leuzinger Milanez e Henrique Price Grechi (Leblon Arquitetura); Leila Dionizios; Lia Carvalho, Hugo Ferreira de Mello e Letícia Blanc (Cor & Textura Design); Luiz Marinho e Bruno Marinho; Patricia Carvalho (Mapa Arquitetura + Design); Mauricio Nóbrega; Miguel Pinto Guimarães; Patrícia Netto; Paola Ribeiro; Paula Medina Johnsson; Paula Neder; Roberta Moura e Paula Faria; Roberta Nicolau; Paloma Yamagata (Yamagata Arquitetura) + Aldi Flosi e Bruno Rangel.

 

Fotógrafos:

MCA Estúdio (Denilson Machado e Juliano Colodeti); André Nazareth; Fábio Fernandez; Leonardo Finotti; Ari Kaye; Patricia Thompson.

 

SOBRE O NCD

Fundado há 20 anos, o Núcleo Carioca de Decoração reúne 28 empresas com mais de 120 showrooms na cidade do Rio de Janeiro, nos mais diversos segmentos de escritório, casa, reforma e decoração. Sua missão é estimular o mercado local e estabelecer uma rede de apoio à comunidade de arquitetos, designers de interiores e decoradores, tornando-se referência nesse universo e exaltando a arquitetura e o estilo carioca de morar.

 

SERVIÇO:

Livro NCD 40+

Produzido com curadoria do Núcleo Carioca de Decoração

Design Gráfico: BRND &CO

Papel couché, 170g

Capa dura

164 páginas

Preço de venda: R$120,00

Contatos para aquisição: (21)98702-5495/ nucleocarioca@nucleocarioca.com.br, ou nas lojas associadas ao NCD.