A designer de joias e peças de decoração Maria João Bahia, que está entre as mais conceituadas da Europa, faz sua primeira exposição no Brasil. A artista portuguesa apresentará para convidados peças exclusivas de decoração e joias hoje, dia 22 de maio, das 16h às 20h30, no suntuoso Palácio de São Clemente, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. A mostra marca o lançamento da grife Maria João Bahia no mercado de luxo brasileiro, no período em que se comemora o Ano de Portugal no Brasil.

Ao todo serão 100 itens da coleção “Entre a Terra e o Céu”, que dá nome à exposição, uma analogia ao espaço sideral e ao sentido orgânico da terra. Maria João Bahia cria objetos de decoração em prata com chifres de cudos ou veados, madeira e cristais. São vasos, castiçais e centros de mesa. A marca de luxo, ou “de gosto”, como prefere chamar Maria João Bahia, é para clientes que buscam sofisticação e peças personalizadas. Feitas à mão, os objetos assumem o lugar de obras de arte.  “Faço peças, onde o luxo está associado à exclusividade. Os brasileiros têm muito bom gosto e são sofisticados. A coleção encantará quem visitar a exposição no Rio de Janeiro”, aposta Maria João Bahia.

Na construção das joias, a designer, reconhecida por sua originalidade, alia novas tecnologias a antigas práticas portuguesas, numa relação entre a tradição e a contemporaneidade. Os colares, brincos, anéis e broches combinam metais preciosos com madeira, fósseis e pedras brutas e lapidadas.  Em Lisboa, a artista possui uma belíssima loja na Avenida Liberdade, endereço onde estão as mais luxuosas grifes internacionais. Instalada em uma charmosa casa de três andares do século XVIII, Maria João Bahia recebe muitas clientes brasileiras. A produção da exposição ‘Entre a Terra e o Céu’ é de Kátia d’Avillez.

www.mariajoaobahia.pt