A partir do dia 23 de junho, quinta-feira, a artista Maritza Caneca abre sua individual no Paço Imperial. Com curadoria de Vanda Klabin, a mostra “Maritza Caneca | Série Piscinas” apresenta uma seleção inédita de 25 fotografias, em grandes e pequenas dimensões, ampliadas em papel algodão. As fotografias foram produzidas em países como Brasil, Israel, Cuba, Suíça e Estados Unidos.
Para realizar o trabalho, a artista aponta suas lentes para ângulos inusitados, observando características como profundidade, poesia, transparência, quietude e imensidão em seus retratos. “As piscinas de Maritza trazem um território transbordante de vivências e ressignificações. Elas parecem conter episódios de vida, vestígios de memória, um tênue fio entre a presença e a ausência, um curso do tempo que parece suspenso, congelado, atemporal”, observa Vanda Klabin em seu texto curatorial.
Integram a exposição, entre outras obras, uma piscina de vidro, clicada em São Francisco, uma piscina fotografada à noite em Jerusalém, a piscina da casa onde morou Ernest Hemingway, em Havana, o vestiário da Piscina da Universidade de New Orleans e uma piscina de um colégio público no Rio de Janeiro.
“Todo o meu trabalho tem uma coerência e neste conjunto de piscinas convido o público a mergulhar neste universo particular, fruto da minha pesquisa. Realizar a primeira individual no Paço, com a curadoria da genial Vanda Klabin, é uma grande alegria. Sobretudo durante as Olimpíadas, quando a cidade estará cheia de visitantes e com uma caprichada programação cultural”, explica Maritza.
As fotografias da artista já estiveram em exposições coletivas na Art Cartagena, Art Copenhagen 2015, Scope Miami Beach 2014 e Scope Basel Suiça 2015. Em maio de 2016, a artista participou de uma coletiva na Bossa Gallery, em Miami. Até o fim do ano, terá obras expostas em feiras e galerias em Copenhagen, Medelin e Miami.
Serviço:
Título: Maritza Caneca | Série Piscinas
Paço Imperial – Praça XV, 48, Centro (2215-2093/5231)
Funcionamento do Paço
Dia 23 de junho (dia da abertura da exposição) quinta-feira às 18h30
De 24 de junho até 04 de agosto de terça a domingo, das 12h às 19h
De 05 de agosto até 10 de setembro de terça a domingo, das 11h às 19h ( excepcionalmente no período Olímpico, o Paço irá abrir uma hora mais cedo, para atender as demandas do evento).
Entrada gratuita
Faixa etária: livre