SITUADO NA GALERIA METRÓPOLE, O ESPAÇO FUNCIONA COMO OFICINA DE CRIAÇÃO DO ESCRITÓRIO E CONCENTRA PRODUÇÃO DA METRO OBJETOS, LINHA QUE REÚNE MOBILIÁRIOS, OBJETOS, PROTÓTIPOS, DENTRE OUTRAS PEÇAS.

Neste sábado, 18 de dezembro, o METRO Arquitetos Associados inaugura um novo espaço na Galeria Metrópole, no Centro de São Paulo. De caráter experimental, como uma espécie de ateliê, a oficina concentra a criação de objetos, mobiliários e outras peças da linha METRO Objetos, além de protótipos e maquetes dos projetos arquitetônicos do escritório.

“Este projeto tem uma ligação com a cidade, e especialmente com o centro, onde temos nosso escritório de arquitetura e também moramos”, explica Martin Corullon, sócio fundador do METRO.

O espaço reúne uma seleção de peças desenvolvidas no decorrer dos últimos 20 anos de atividade do escritório e também apresenta criações inéditas. As formas geométricas simples, características dos projetos arquitetônicos do METRO, estão presentes em vasos e serviços de mesa em cerâmica esmaltada, fruteiras em pedra sabão, revestimentos de parede em concreto, cabideiros e porta guarda-chuva, espelhos, bandejas, entre outros produtos.

Os objetos têm em comum a exploração de formas simples e das qualidades de seus materiais, em um procedimento projetual que o METRO aplica, também, à sua produção em outras áreas, de edifícios a intervenções urbanas.

“Os nossos objetos domésticos misturam técnicas industriais de fabricação e acabamentos artesanais. É uma nova forma de ver e usar os recursos que a cidade de São Paulo oferece – da grande indústria e tecnologia – mas em uma escala reduzida”, comenta Gustavo Cedroni, sócio do escritório.

A base de venda e encomendas do METRO Objetos acontece por meio do site da linha, www.metroobjetos.com, pelo instagram @metroobjetos. Entre os dias 18 e 24 de dezembro, o espaço físico vai funcionar das 11h às 18h com venda promocional das peças. A partir de Janeiro de 2022 será possível agendar visitas de segunda a sábado, nesse mesmo horário.