Acontece hoje, dia 26, o coquetel de inauguração da 9ª edição da mostra Morar Mais por Menos, na Pequena Cruzada, na Lagoa, organizado por Lígia Schuback e Sabrina Schuback Rocha. Mais de cem profissionais, entre arquitetos, decoradores e paisagistas, assinam 75 ambientes distribuídos em 2.100 metros quadrados de área construída e 1.800 de área externa. Como em outros anos, o mote do evento é projetar espaços “chiques que cabem no bolso”, com foco na sustentabilidade.

“Além dos espaços residenciais decorados com preço exposto de todos os produtos e serviços, o evento conta ainda com um hostel 100% sustentável instalado em contêineres, quarto de hotel, cinco lojas com produtos à venda, joalheria, café e restaurante. A ideia é fazer do Morar Mais um programa completo”, conta Lígia. Saiba mais sobre alguns ambientes da mostra:

Este ano, os designers Alessandra Clark e Nuno FS, à frente da Mameluca Design, prestam homenagem ao mestre Sérgio Rodrigues. A dupla projetou, sob uma tenda de 100 metros quadrados coberta com mudas de plantas fixadas em malhas de elástico, o Espaço Design Sérgio Rodrigues. Ali, 20 peças – entre móveis, luminárias e objetos – assinadas por designers cariocas ficam expostas sobre uma grande instalação ondulada feita com sucata de madeira pintada de azul, evocando o mar. Tudo estará à venda no local,  assim como as mudas de planta, que poderão ser adotadas pelos visitantes por 5 reais cada. Ao final do evento, o Projeto Muda Rio ficará responsável pelo replantio em jardins de praças públicas da cidade.

Joana Di Marino, Márcia Calderaro e Pualani Di Giorgio assinam o Estúdio do Artista – Tok&Stok. Com 30 metros quadrados, o espaço mostra que é possível criar um ambiente personalizado com móveis acessíveis e presta homenagem aos artistas de rua. Em destaque, um aparador feito de porta de demolição e cones, a mesa de jantar criada com pneus usados e uma mesa lateral feita de tijolos de concreto e utilizada como adega.

Com 58 metros quadrados, o Estar dos Amigos Brookfield, de Denyse Santini e Águeda Santini, foi pensado como um espaço capaz de resgatar a memória afetiva das pessoas, buscando a essência de um lugar que mantém a atmosfera bucólica dos tempos dos engenhos e fazendas de café. Isso está caracterizado no aroma e nas cores do ferro, da madeira, do ladrilho hidráulico e das jardineiras nas janelas.

Já o Escritório de Marketing e Design de Marcos Molinari tem 30 metros quadrados e visa a criação de um espaço aconchegante e confortável para o local de trabalho, com produtos e revestimentos que remetam ao aconchego do lar. A versatilidade do espaço foi alcançada com a criação da mesa de trabalho, que também serve como mesa de reuniões. O arquiteto aproveitou ao máximo o que o espaço original oferecia, mantendo o piso existente e rebaixo de gesso.

A mostra abre para público amanhã, dia 27.

 

Morar Mais por Menos:

Data:
27 de setembro de 2012 a 04 de novembro de 2012

Local:
Avenida Epitácio Pessoa, 4.866 – Lagoa

Horário de Funcionamento:
Terça a Sábado: 12h as 22h
Domingo: 12h as 21h

Ingressos:
Terça a Sexta:  R$20,00
Sábados, domingos e feriados: R$30,00

Fotos: MCA Estúdio