A 15ª edição da Mostra Casa Design, em Niterói, abriu as portas nesta semana, reunindo 32 profissionais divididos em 22 ambientes. Este ano, a mostra traz um formato inovador, com referências modernas e interatividade, trabalhados pelos arquitetos, designers e paisagistas convidados. Estão presentes elementos como tecnologia de automação nos ambientes, iluminação em led, cobogós e jardins verticais em espaços internos.
O evento que acontece há 14 edições em Niterói, tem a honra de retornar ao bairro de São Francisco e mostra como a tecnologia e pequenas ações sustentáveis podem ser utilizadas a serviço do bem-estar, do conforto e da praticidade. Tudo com muita criativdade, facilidade na execução e, em alguns casos, com melhor aproveitamento de espaços e adequação de objetos. Também serão apresentadas no evento projetos que revelam lançamentos de produtos, tendências e novidades nas áreas de arquitetura e decoração.

Data: de 17 de outubro a 27 de novembro
Local: Avenida Presidente Roosevelt, 230, São Francisco – Niterói – RJ
Funcionamento: de quarta a sábado, das 14h às 22h e domingo das 14h às 21h
Ingressos: R$30,00 (inteira)
50% de desconto para idosos (acima de 60 anos) e estudantes com carteir

LONGE DA ENTRADA – RICARDO LEÃO, DANIELLE MONTEIRO E FILIPE BALTHAZAR (foto de capa)

O espaço é de recepção dos visitantes, de interação e de integração. Construído totalmente, desde sua base, pois era um jardim, os profissionais optaram pela estrutura leve feita com Stell frase.
Além da aquisição do ingresso, o visitante poderá conhecer mais dos trabalhos dos profissionais, interagir, conviver, contemplar arte, relaxar, se conectar, recarregar o celular e suas energias após a visita à casa. As pessoas estarão num lugar versátil, que pode ser fechado e acolhedor ou aberto e integrado ao jardim.

Pensando na acessibilidade, foi feita uma rampa de acesso à casa, espaço livre para circulação e altura adequada para interação do cadeirante.
Quanto a sustentabilidade, explorou-se a iluminação natural através da abertura dos painéis, integrando a varanda e o uso da tecnologia Leds. A ventilação também foi uma preocupação com a sustentabilidade, sem o uso de ar condicionado com vãos largos, painéis móveis, ventilação natural cruzada sobre o rebaixamento de gesso, evitando assim o acúmulo de calor na cobertura que tem um pé direito alto.


SALA E JANTAR – LETICIA LOUREIRO E TAMIRES RIBAS
Sala de jantar compacta, funcional e aconchegante, traz tons neutros, nuances de cores e revestimentos diferenciados. Acompanha o estilo alegre e despojado do niteroiense, sem abrir mão da elegância e sofisticação, em um espaço de apenas 10m².
Aproveitamento do espaço para organização de atividades de uma sala de jantar: convivência da família junto a mesa, circulação e um bar descontraído para uma boa conversa entre amigos! Na decoração, utilização de quadros geométricos, objetos modernos, papel de parede e cortina.
“Projetamos um espaço bem comum aos moradores de apartamentos com espaços pequenos e limitadores. Desenvolvemos um projeto voltado para esse público e criamos um ambiente funcional, sem abrir mão da estética.”, explica.
Foi utilizado um revestimento cimentício no piso e parede. Parte da composição dos produtos leva resíduos de concreto, provenientes de sobras da produção, evitando a geração de entulho e diminuindo o desgaste da extração de matérias-primas da natureza. Já o projeto luminotécnico conta com iluminação indireta e direta, lâmpadas e fitas de LED, resultando em ambiente econômico e funcional.


CINEMA EM CASA = MARCO CASALINI, LUCIANA NUNES E MAURO NUNES
Muito além de um home- theather, o Cinema em Casa, tem por objetivo principal, apresentar um espaço multifuncional, que pode ser usado para receber amigos e familiares para assistir shows, filmes, jogos, esportes, etc., mas também, um local que tenha diversas funcionalidades quando não houver projeção. Um espaço totalmente pensado para integrar, de diversas formas, os usuários, utilizando equipamentos de ponta em tecnologia de áudio e vídeo, proporcionando sensações únicas a quem estiver no ambiente. A preocupação com o tratamento e isolamento acústico, com o uso de materiais próprios para essa função, garantirão a qualidade e a nitidez do som, reduzindo os efeitos da propagação a outros ambientes.
O uso de carpete de alta densidade, papéis de parede, movimento de painéis em teto e paredes e desníveis no piso, além de proporcionarem a absorção dos ruídos, também dão um toque de classe e sofisticação ao espaço. Ambiente que pode ser totalmente reproduzido nos empreendimentos com dimensões reduzidas, tendência na construção civil unifamiliar da atualidade, produzirá aos visitantes a motivação para ter um espaço criativo e cheio de possibilidades em suas próprias casas.


QUARTO DO JOVEM – MAGDA CURI
O partido deste projeto foi um tema voltado e idealizado para um cliente que se dedica ao esporte. Utilizada a palheta de cores neutras, com materiais inovadores para trazer o espirito jovem com o qual o projeto se propõe. “Neste espaço mostro a possibilidade de trabalhar em espaços reduzidos, uso o Eco Tablado da marca Santa Luzia, pois ele é um material reciclável e ecológico, produzido com resíduo de madeira de reflorestamento.” Além disso, a designer tem mesa de estudo em seu ambiente feita pelo artista plástico João Bardavid e luminária exclusiva pelo mesmo. Como papel de parede destaca-se exclusivo da Uniflex.