Projeto internacional, coordenado por Marta Porto e organizado pela X Brasil, a “Meu Meio” tem como tema a delicada relação entre homem e meio ambiente, com mostra imersiva e ações de ativismo midiático, integrando artistas, curadores e designers de renome nacional. Inaugurando o novo espaço reformado do Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, em 13 de junho, “Meu Meio” projeta espaços cenográficos imersivos.

A exposição aborda três temas: Corpo, Florestas e Água, e três eixos: O Equilíbrio, Eu Meio e Os Desafios, e conta com a participação dos artistas Carlos Nader, Angelo Venosa, Leandro Lima e Gisela Mota e a curadoria de Marcello Dantas. Com o selo da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio +20, “Meu Meio” estará aberta ao público de 15 de junho a 12 de agosto, com uma intensa programação, que inclui a Arena Nosso Mundo, onde entrevistas, depoimentos e conteúdos interativos estimulam o ativismo do público, em especial das crianças e jovens. A mostra é patrocinada pela Vivo e Vale, com apoio do Centro de Informações das Nações Unidas, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

As Bibliotecas Parque de Manguinhos e Rocinha participam da Mostra Meu Meio, edição especial Rio+20, com uma programação especial. Totens multimídia conectados à internet serão instalados nas duas unidades, onde os frequentadores poderão criar e postar suas fotos dizendo o que o pensam sobre temas como meio ambiente e sustentabilidade. A unidade de Manguinhos disponibilizará transporte para visitação guiada semanal à mostra e atividades especiais como trilha no Jardim Botânico e oficinas. As duas bibliotecas participarão com depoimentos, testemunhos e debates na Arena.

O espaço OFF, dentro e paralelo ao evento, realiza uma programação especial que une tecnologia, mídias sociais e oficinas audiovisuais que, a partir de uma estética provocadora, estimula a participação do público e o instiga a produzir suas impressões e deixar suas marcas pessoais. O ambiente é assinado pela XBrasil e Fábrica do Futuro, em parceria com estúdio do designer Jair de Souza. A coordenação executiva é de Cláudia Porto, responsável também pela área internacional do projeto.

Na Arena Nosso Mundo, desenvolvida em parceria com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID, , um miniauditório servirá de espaço interativo mesmo antes da abertura da mostra. Com coordenação de César Piva, da Fábrica do Futuro, o local será uma plataforma de produção de conteúdo e discussão através das mídias eletrônicas e redes sociais em prol de um sentido cívico.

Mostra Meu Meio

Inauguração: 13 junho 2012. Aberto ao público de 15 de junho a 12 de agosto de 2012.

Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico.

Telefone: 3874-1808

Terça a domingo, 10h às 17h.

Grátis.

Imagens de Divulgação