O melhor do design do Estado do Rio de Janeiro desembarca em Milão pelo quarto ano consecutivo e vai apresentar ao mundo uma seleção de objetos e projetos gráficos de alguns dos grandes nomes do Brasil. A “Rio + Design 2012”, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeis), em parceria com o Sebrae, vai acontecer durante o Salão Internacional do Móvel.

O objetivo da mostra é apresentar ao mundo o talento dos profissionais fluminenses, representados por produtos que aliam tecnologia e criatividade. Ao todo, serão cerca de 30 itens de 23 designers. A curadoria é de Guto Índio da Costa, que divide o crédito da identidade visual com Ricardo Leite. O cenário mescla o verde das florestas, o mar e o concreto urbano, traços característicos do Rio de Janeiro. Entre os destaques, estão a Luminária 360°, de Antonio Bernardo e Lumini; a poltrona Trama, de Fernando Jaeger; o banco Pão-de-Açúcar, de Gilson Martins; o anel Love of my life, de Lívia Canuto; joias de borracha, de Marzio Fiorini; a espreguiçadeira Língua de Sogra, da Tamanduá Bandeira Ideias; e a banqueta Sergio, de Verônica Rodrigues.

Nesta edição, o Rio de Janeiro vai se posicionar em um lugar mais estratégico e com maior visibilidade. A exposição terá 95 metros quadrados na Via Tortona, ao sudoeste do centro milanês.  Espera-se que 12 mil pessoas visitem a mostra, cujo coquetel de inauguração acontecerá no próximo dia 16. A Rio + Design 2012 estará aberta à visitação de 17 a 22 de abril, das 10h às 20h.