Os sócios-executivos da Winnin, empresa de inovação tecnológica com escritório na Barra da Tijuca-RJ, sonhavam com um espaço de trabalho preparado para receber seus funcionários e clientes de forma acolhedora e que transmitisse, através de um projeto de arquitetura, todo o potencial criativo da empresa. Os empresários, na faixa dos 35 aos 40 anos, com formações diversas, de TI a marketing, queriam fugir do perfil corporativo clássico e chegaram até a NOP Arquitetura através da indicação de antigos clientes, devido ao perfil despojado que eles buscavam.
Para isso, os arquitetos, Philippe Nunes e Lívia Ornellas, da NOP, buscaram referências no mercado da arquitetura corporativa do que há de mais despojado e atual e que refletisse todo o potencial criativo da nova sede, propondo salas de reunião sem mesas formais, estabelecendo uma nova abordagem na condução dos negócios. Neste conceito, o grande bar e a mesa de sinuca estão sempre abertos para os funcionários interagirem, além de um auditório concebido como sala de relaxamento, disposto em arquibancada. “É comum chegar na empresa e ter pessoas praticando yoga, lendo ou descansando”, conta Lívia. “As paredes do open space são 100% forradas de fórmica tipo lousa, o que é um grande recurso para a empresa. Cada funcionário também tem seu próprio armário (locker)”, complementa.
Localizado no Shopping Downtown, com área total de 570 m2, a empresa ocupa dois andares no bloco 11 do shopping. No primeiro andar fica toda a área social: as salas com mesas de reunião saem de cena e entram ambientes de estar, unidas por um grande lounge de descompressão e bar. Nesse pavimento também temos os banheiros com duchas, refeitório, sala multifuncional e recepção. No segundo pavimento ficam o auditório com arquibancada, o open space dos funcionários, espaço de chat central, sala da liderança, copa de apoio e banheiros.
“O projeto foi pensado para os funcionários e seus hobbies, para que eles curtissem ficar ali. Temos espaço para prática de yoga no auditório, o bar e a mesa de sinuca estão sempre concorridos e cada um tem sua sala de estar preferida para reuniões. Todas são forradas com fórmica, possibilitando que escrevam nas paredes. O espaço lounge pode ser transformado em uma balada nas festas quinzenais, com iluminação e aparelhagem de som apropriados. Os banheiros tem ducha para quem quiser malhar nos intervalos do expediente ou pegar uma onda. O auditório não tem cadeiras e pode ser convertido em um grande espaço de relaxamento”, listam os arquitetos.
O andar inferior foi inspirado em bares no estilo speakeasy, dos tempos da Lei Seca. A ideia é que o funcionário possa descer e ter seu momento de descontração. A paleta acompanha essa ideia, com tons mais escuros de cinza e amadeirado no primeiro andar, reforçado pelas cortinas, tijolinho e serralheria com vidro, conferindo um clima mais industrial. Em contraponto, o segundo andar tem um visual mais formal, amplo, claro e arejado.
Trata-se de um projeto completo de arquitetura e interiores, com modificação total do imóvel, elaborado em 3 dias e aprovado em 15. Para desenvolvimento do projeto executivo e início da obra foram mais 15 dias, com tempo total de execução, entre reforma e decoração, 90 dias.
” Acredito que o ponto alto do projeto seja a s recepção, com fotos da história da empresa com todos os seus funcionários. Foi uma iniciativa do escritório e apenas duas pessoas da empresa sabiam. Coletamos imagens no Instagram de todos os funcionários, além de imagens históricas da empresa. Ver a emoção dos funcionários e sócios ao ver o painel, procurando suas fotos e criando uma identidade imediata com o espaço foi um dos momentos mais bonitos da história da NOP”, conta Philippe.
Afetividade, jovialidade, criatividade e responsabilidade, na opinião dos arquitetos, são as palavras que definem esse projeto de decoração urbano cosmopolita. Como a empresa tem operações em outras cidades do mundo, a ideia foi criar um conceito facilmente replicável, com uma atmosfera própria.
“A proposta da NOP Arquitetura para os projetos corporativos é desenvolver um olhar menos tecnicista e mais humano sobre todo o processo criativo, desde o briefing de necessidades até as características mais distintas e peculiares que fazem de uma empresa única e diferenciada. Assim, o ambiente como um todo passa a ser parte integrante daquele time, com a proposta de ajudá-lo a atingir seu melhor”, explica a arquiteta Lívia Ornellas.
“Acreditamos na imersão como a matriz básica para o sucesso dos nossos projetos corporativos. Apostamos na ideia de que mais do que um escritório de arquitetura contratado, passamos a ser o setor de projetos daquela empresa, num mergulho profundo em seu business, valores e métodos para a partir disso temos as informações necessárias para a composição do projeto” afirma o arquiteto Philippe Nunes.
Acima, Lounge de descompressão – 100m². Este espaço central é interligado a todas as salas de reunião do primeiro pavimento, ao salão com mesa de sinuca e ao bar. Esse espaço é versátil e à noite é onde acontece o happy hour da empresa, com iluminação, som e climatização adaptados para eventos. Piso vinílico amadeirado Tarkette cimentado Stone XL Tarkett; Armários DellAnno Niterói; Tijolinhos da Portobello Shop, modelo King’s Road; Todo mobiliário é da Way Design Corporativo exceto a poltrona Butterfly, da Bonet; Luminárias da Newline, Usina Design e Dimlux, todas compradas na Lustre & Cia; Paisagismo da Bazar da Flores.
Acima, as salas de reunião são pequenas salas de estar, com nomes dos locais que fazem parte da história deles. Metragem do espaço “Bar Lagoa”: 10,45m². Metragem do espaço “Ousadia e Alegria”:8,60m².
Acima, área total do espaço-bar: 62,67m²; área do bar: 18m²; mesa de sinuca do acervo do cliente; bancos amarelos do acervo do cliente; todo o mobiliário é da Way Design Corporativo; luminárias da Newline, Usina Design eDimlux, todas compradas na Lustre e Cia.
Acima, marcenaria da DellAnno Niterói; bancada e ilha em Granito São Gabriel, da Metamar; azulejos simples de piscina da Eliane, 20x20cm e armários aéreos com desenho do escritório e execução da empresa de obra corporativa.
Acima, a escada fica lateral à entrada principal. Acesso ao Open Space (segundo piso), balanços da LZ Corporativo; blocos de concreto convencional, vendidos em lojas de varejo por R$ 18 cada.
Acima, auditório / Arquibancada – 50m². “Esse espaço começou como auditório, mas depois entendemos que precisava ser uma espaço mais fluido, tipo arquibancada, em que os funcionários pudesse relaxar, fazer yoga, ler ou até ser usado para palestras. Virou o ambiente queridinho da galera”, conta Philippe. Futons e almofadas da Natan,feitos sob medida e teto em gesso acústico.
Acima, estante em marcenaria da DellAnno e serralheria feita pela equipe de obras; luminárias de piso da Usina Design; parede cinza ao fundo revestida com papel de parede Flow, da Natan.
Acima, painel com 30 m2, paisagismo da Bazar da Flores
Acima, metragem: 220m²: mobiliário no espaço de conversação da Way Design Corporativo; armários da DellAnno Niterói; estações de trabalho e cadeiras da Mirage.
Produção e Projeto de iluminação: NOP Arquitetura
Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio
- Sede da empresa Winnin – Tech Empowered Creativity
- Contatos: contato@noparquitetura.com.br
- Philippe: (21) 97280-7099 / Lívia: (21) 98474-0720
- Instagram: @nop_arquitetura