Os moradores desse apartamento de 212m² localizado no bairro Icaraí, no município de Niterói, queriam um espaço que fosse, acima de tudo, atemporal e definitivo, aliando a praticidade do dia a dia com antiguidades e peças de valor afetivo herdadas da família. O projeto também deveria traduzir os gostos e a personalidade do casal, independente de modismos. Por isso, cada cantinho do apartamento foi minuciosamente pensado pela Nop Arquitetura, para acolher e valorizar, com o máximo de leveza, as peças do acervo do casal.

Embora todas as soluções tenham sido debatidas e detalhadas pelos profissionais Lívia Ornellas e Philippe Nunes da Nop Arquitetura, o contato com o casal no dia a dia acabou ficando a cargo do arquiteto Philippe Nunes, por ser irmão do morador. “Deixar a assinatura da Nop Arquitetura na casa do meu irmão não tem preço. Claro que o excesso de intimidade inerente ao nosso grau de parentesco atrapalhou em alguns momentos, mas, no final, o ganho para ambas as partes foi muito maior. Nossa proximidade possibilitou que o projeto fosse mais assertivo, minimizando erros na escolha de acabamentos e estilos, por exemplo. Além disso, a realização deste projeto nos aproximou ainda mais”, conta o arquiteto Philippe Nunes.

              

Acima, Roupa de cama: Trousseau; Quadros: Secret de Famille; Cortina: Sally Ramos; Cabeceira: desenho da PKB Arquitetura, executada pela marcenaria Ailton

Trata-se de um projeto de reforma e decoração, onde apenas os banheiros e o terceiro quarto do apartamento (que ainda está vazio) não sofreram intervenção da Nop Arquitetura. Não houve modificações na planta do imóvel, pois o antigo proprietário já tinha feito algumas alterações que atendiam plenamente às necessidades dos novos proprietários.

Acima, Banco Mocho e poltrona com banqueta Mole assinados por Sergio Rodrigues: Antiquario simonetti; Luminária de piso: Memory, assinada por Jader Almeida: Arquivo Conteporâneo; Vaso branco vazado: acervo cliente; Persianas tipo tela solar: Unilux; Plantas: Sítio Carvalho; Sofá: Ovoo.

Projetada pelo escritório de arquitetura e executada em marcenaria e marmoraria, a estante, na sala de estar, percorre toda a extensão da parede, com 7 metros, ligando a sala de estar/tv com a sala de jantar. Imponente, o móvel se tornou o elemento de maior destaque na área social e acumula inúmeras funções: serve para expor as peças antigas do acervo do casal, funciona como louceiro e ainda como rack para acomodar os equipamentos de áudio e vídeo da tv. Repare como alguns módulos foram fechados com portas que lembram muxarabis, com sistema de abertura em báscula, trazendo ainda mais leveza ao conjunto.

Acima, Tapete: Mãos do Oriente; Cadeiras: acervo do cliente; Mesa de jantar: Breton; Luminária pendente: Lustre & Cia; Quadro: Almacém Thebaldi Galeria de Arte.

Paleta de cores da decoração da sala: paredes em tons neutros na mesma “temperatura” do piso em tábua de madeira existente, que foi mantido e restaurado. A cor azul entrou como complemento e de forma pontual, com destaque para a fotografia do artista Sergio Kovacecick, posicionado acima do sofá. Já o tapete Kilim com estampa colorida de maxiflores ajudou a quebrar a seriedade do conjunto.

Acima, Cadeiras: Tramontina; Armários: Madeirol; Piso: Portobello; Revestimento da parede: Portinari

O projeto do quarto do bebê, que está a caminho, foi feito a quatro mãos, com participação direta da cunhada do arquiteto Philippe Nunes. Inicialmente, ela queria uma decoração inspirada em cabaninhas, mas o tema acabou assumindo uma atmosfera invernal, com paleta de cores de temperatura mais fria. As duas paredes que “abraçam” o berço, por exemplo, foram revestidas com painéis em laca azul, até 2/3 da altura do pé-direito. Para “aquecer”, outro painel, desta vez em madeira clara, foi aplicado ao redor da janela, criando ali um efeito caixa perfeito para acolher a cama de apoio com gavetões inferiores, executada em marcenaria com acabamento em laca cinza (o mesmo padrão se repete na cômoda, que também funciona como trocador e se estende até a porta).

Acima, Luminárias pendentes: Lumini; Espelho de parede: Quintal de Madame

Acima, Poltronas: assinadas pelo Estudiobola, da Way Design; Estante: executada pela marcenaria Ailton; Rack da estante: executado pela marmoraria Metamar; Iluminação: Dimel; Baú: chinês antigo, da Abitari; Tapete: Mãos do Oriente.

 “Através deste projeto, conseguimos fazer uma leitura fresca e jovem de um casal que tem um repertório mais clássico, porém, incorporando nele tanto as peças de valor afetivo, herdadas de família, como as garimpadas em antiquários. Trouxemos esses elementos de outros tempos para um contexto mais atual, leve e despojado”, comenta Philippe e acrescenta: “A estante é, sem dúvida, o que mais me encanta neste projeto. Ela traduz bem o conceito da nossa arquitetura afetiva, cujo maior desafio é promover o diálogo entre o passado e o presente, sempre com o máximo de leveza”.

Acima, Poltronas Oscar assinadas por Sergio Rodrigues: Arquivo Contemporâneo; Abajur: Studio Grabowsky; Mesa de centro Cob: assinada por Francisco Cruz, da Way Design; Mesa lateral: Cancun; Mesa de apoio em pedra ágata: Abitari; Vasos de vidro redondos na mesa de centro: Rosa Kochen; 

  • Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do MCA Estudio (@mca_estudio)
  • Produtora visual: Andréa Falchi (@falchiandrea)