A Danielian Galeria vai inaugurar no próximo dia 8 de agosto, com um tour virtual em 3D, em seu site, e uma live em sua página no Instagram, a exposição “J.Carlos – Além do Tempo”, com 84 desenhos do grande artista, em um conjunto inédito para o público, reunido pelo curador Rafael Peixoto.

Dividida em cinco segmentos – “As capas”, “A política”, “A sociedade”, “A revista” e “Les femmes” – a exposição está montada na galeria, sediada em uma casa de dois andares na Gávea, ainda fechada ao público até que haja segurança diante da pandemia.

Junto com o tour virtual, estará disponível gratuitamente no site da galeria o PDF do belo livro-catálogo da exposição, de 80 páginas, com todas as imagens e textos de Rafael Peixoto, explicativos de cada segmento.

 

  

“Além do tempo” cobre o período de 48 anos da produção de J. Carlos (1884-1950), como ficou conhecido José Carlos de Brito e Cunha, carioca de Botafogo, que viveu grande parte de sua vida no bairro da Gávea.

Para selecionar as obras da exposição, Rafael Peixoto mergulhou nas 300 obras do acervo que pertenceu a Carlos Alberto de Brito e Cunha, neto do artista. “J. Carlos atuou como um cronista visual, traçando os jogos políticos, as dicotomias sociais, e as nuances dos primeiros 50 anos de república no Brasil, temperados por um senso de humor ácido, debochado e crítico”, conta o curador. O projeto desta exposição foi idealizado há dez anos, e ao longo deste período as obras foram restauradas, e podem ser vistas agora, ainda que virtualmente, neste momento.

 

 

Ele destaca que “a periodicidade na publicação das revistas possibilitou que o conjunto da obra de J. Carlos traçasse um panorama sobre as questões inerentes ao cenário vivido entre as duas grandes guerras mundiais. Nelas, fica clara a sua posição antifascista”.

 

 

“A revisitação de sua obra não se limita tão somente ao aspecto histórico, como também permite ampliar o olhar sobre a qualidade formal, estética e poética de sua produção. A liberdade criativa, impressa na fluidez precisa de suas linhas, instiga a repensar seu lugar no cenário artístico brasileiro, assim como na formação de um imaginário nacional que supera os limites do tempo”, destaca o curador.

 

 

 “A amplitude da obra de J. Carlos ultrapassa as fronteiras temporais de sua época”, afirma Rafael Peixoto. “Sua presença transformou o ambiente das publicações de periódicos no Brasil de modo definitivo, ao incorporar uma visão ampla da revista como um produto estético em si”, diz.

 

SERVIÇO: exposição “J.Carlos – Além do Tempo”

Danielian Galeria, Gávea, Rio de Janeiro

Abertura: 8 de agosto de 2020, às 17h

https://www.danielian.com.br/

Live com o curador Rafael Peixoto, na página da galeria no Instagram:  https://www.instagram.com/danielian_galeria/

Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea, Rio de Janeiro, CEP 22470-070 – Fechada temporariamente ao público.

Contatos:

Telefone: +5521.2522.4796

Email contato@danielian.com.br