Assinado pelos arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas (@diegoraposoarq) a convite da @Gafisa, o BAR DO JARDIM da CasaCor Rio 2023 (@casacorrio_oficial) ocupa o hall externo e o porte-cochère da casa principal e foi projetado para ser um bar de drinques de hotel cinco estrelas.

Com 115m2, o espaço foi dividido em três áreas: hall do bar, bar interno com 20 lugares (delimitado por três grandes arcos da arquitetura original da casa) e bar externo descoberto no jardim (com um lounge integrado, ambientado com móveis da @TidelliRio e capacidade para acomodar 30 pessoas sentadas). “A área operacional do bar propriamente dito funciona em uma grande ilha circular que invade a área externa para oferecer aos hóspedes a opção de beber ao ar livre”, explica Diego.

No geral, o projeto propõe um diálogo entre o estilo contemporâneo minimalista, que se tornou uma marca do escritório, e a arquitetura original da casa, de estilo mais clássico. Na área coberta do bar, por exemplo, os arquitetos “vestiram” as paredes com cortinas de linho off white e o teto com um grande painel de muxarabi, pintado de branco. Já o piso foi revestido com cerâmica fosca off white (40x5cm, coleção Make, da Portinari), com superfície que dá a impressão de ter sido levemente martelada e borda ligeiramente alta. “A ideia foi acrescentar novas camadas de texturas para aumentar a sensação de aconchego, sem pesar visualmente no espaço”, explica Manuela.

Com exceção dos dois sofás, de encosto altíssimo e executados em marcenaria com acabamento de madeira natural, a maior parte do mobiliário selecionado tem formas circulares e arredondadas, com destaque para as banquetas Pedrita (do designer Marcelo Caruso), os bancos Feltro (da Jabuticasa), o banco circular de grandes proporções (desenhado por Gustavo Bittencourt, exclusivamente para o hall do bar) e, em maior número, as banquetas baixas Claudia, criação dos próprios arquitetos especialmente para o projeto. “A opção por acabamentos em materiais naturais e tons neutros, como linho, couro, madeira e cerâmica, foi fundamental na criação de uma atmosfera acolhedora, relaxante e intimista, como pede um bar de drinques”, finaliza o arquiteto Diego Raposo.

 

Principais fornecedores do projeto:

  • Execução de obra: Alcance Engenharia
  • Marcenaria: JP&N Marcenaria
  • Estofados: Viterbo
  • Bancadas: Dekton – Cosentino
  • Cortinas: Guilha
  • Serralheria: Metalmarco
  • Sonorização: High End
  • Piso interno: cerâmica da coleção Make, da Portinari
  • Piso externo: Ekko Revestimentos
  • Iluminaçao: Della Luce
  • Luminarias do balcão: Lumini
  • Banquetas bar Pedrita, em madeira: designer Marcelo Caruso
  • Banco Feltro: Jabuticasa
  • Banco circular grande no hall: designer Gustavo Bittencourt
  • Banqueta baixa Claudia, em madeira e couro: lançamento by Diego Raposo e Manuela Simas
  • Mobiliario externo: Tidelli Rio
  • Operação do bar: Cooking Buffet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo, o arquiteto DIEGO RAPOSO, que assina o Bar do Jardim da CasaCor Rio 2023 com a sócia MANUELA SIMAS :

 

 

CASACOR RIO 2023

  • Período: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023
  • Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
  • Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico.
  • Informações: (21) 2512-2411
  • Ingresso inteiro: R$ 90,00
  • Meia entrada: R$ 45,00
  • Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.