Depois de uma bem-sucedida exposição em São Paulo, a mostra Ideias – O Legado de Morandi será apresentada de 15 de dezembro de 2021 a 21 de fevereiro de 2022, no primeiro andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, trazendo obras de um dos mais destacados artistas do século 20. A exposição é patrocinada pela BB DTVM.

Com uma investigação profunda da cor e da luz permeando sutilezas, Giorgio Morandi se dedicou intensamente na pintura de naturezas-mortas, especialmente de conjuntos de garrafas. Seu estilo ficou marcado por uma obra que reflete sobre o tempo e as relações produzidas pelo olhar. Esse universo é representado na exposição, que tem curadoria de Gianfranco Maraniello e Alberto Salvadori, e reúne obras que vieram diretamente do Museo Morandi, localizado na cidade de Bolonha, na Itália.

Essa exposição proporciona um reencontro de Morandi com o Brasil, pois o artista recebeu o Prêmio de pintura na IV Bienal de São Paulo em 1957. “É uma oportunidade para prolongar o tempo e o olhar sobre a sua obra, para além do contato excepcional de 1957. Uma tentativa de oferecer novas possibilidades de adquirir familiaridade com as séries pictóricas e retraçar os motivos da sua “ordem”, graças ao extraordinário volume de patrimônio e de iniciativas que qualificam o Museu dedicado ao artista por sua cidade natal”, comenta Maraniello.

Acima, Giorgio Morandi

Acima, Wayne Thiebaud

 

Além das obras de Morandi, o público ainda pode conferir na mostra obras de outros artistas que se inspiraram no seu trabalho, como Josef AlbersWayne ThiebaudFranco VimercatiLuigi GhirriRachel Whiteread e Lawrence Carroll.

 

Serviço: Ideias – O Legado de Morandi

Período: 15 de dezembro de 2021 a 21 de fevereiro de 2022

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h.

*retirada de ingresso no app ou site eventim.com.br ou na bilheteria do CCBB.

Telefone: (21) 3808.2020

Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita

bb.com.br/cultura

Redes Sociais: Facebook: facebook.com/ccbb.rj | Instagram:@ccbbrj

 

Palestra com o professor e pesquisador Victor Murari: dia 15 de dezembro, às 18h.

Gratuito, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB RJ.