O arquiteto Gustavo Passalini assina o projeto de decoração e reforma total e deste apartamento de 110m2, com design jovem e sofisticado, no Leblon, sob medida para um casal de jovens empresários.
Como destaque do projeto, o arquiteto cita a integração da cozinha com a sala, o bancão cimentado ao longo de toda a parede da área social, a cama de casal padrão com visual de sofá no quarto de hóspedes e o banheiro social com pinta de lavabo.
O casal queria ter um lavabo no apartamento, mas a planta original não permitiu este acréscimo. Foi então que o arquiteto teve a ideia de deixar banheiro social com cara de lavabo. Entre outros recursos, ele usou blindex espelhado para delimitar a área do box, impedindo a visão do chuveiro embutido no teto. Os moradores também pediram uma cama no quarto de hóspedes/escritório que proporcionasse o máximo de conforto às visitas, já que hospedam amigos no apartamento com frequência. Como o espaço é usado como home office, o arquiteto desenhou uma cama de casal com cara de sofá, fugindo, portanto, do quarto de dormir tradicional. A ideia de poder isolar ou integrar a cozinha à sala através dos painéis de correr em marcenaria se mostrou bastante atraente para eles.
Era um apartamento bastante antigo, com apenas um banheiro social. A planta (antes torta e mal aproveitada) foi totalmente modificada, com atualização, inclusive, de toda a elétrica e hidráulica.
Com a reforma, a cozinha e a sala agora podem ser integradas ou isoladas através de portas de correr em marcenaria, desenhadas pelo arquiteto e executadas em madeira tauari. Quando as portas estão fechadas, tem-se a impressão de uma grande caixa de madeira que camufla tanto a cozinha como o hall íntimo do apartamento.
O arquiteto identifica, como ponto alto do projeto, a grande caixa de madeira da sala com as portas de correr que permitem isolar a cozinha, e também o banheiro da suíte do casal que foi todo “envelopado”, incluindo o teto, em porcelanato que imita mármore nero marquinha.
“Amo cimento queimado e, especialmente neste tom, não havia no mercado. Fiz vários testes junto com a equipe que trabalhou na pintura até chegar ao cinza clarinho, quase off white. Os moradores gostaram tanto do resultado que decidimos aplicar o mesmo acabamento no teto”, conta o arquiteto. “Foi fundamental essa continuidade porque trouxe mais aconchego ao espaço, se comparado ao tradicional teto branco. Por mais que o cimento queimado seja considerado um elemento frio, neste novo contexto surtiu o efeito contrário”.
Acima, Tapete: desenhado pelo arquiteto e executado pela Galeria Hathi. Sofá: Líder Interiores. Cortina: Orlean. Banquinho Mocho, assinado por Sergio Rodrigues, do Arquivo Contemporâneo. Almofadas: Codex Home. Acabamento cimentício das paredes e do teto: Equipe de engenharia.
Acima, Quarto de hóspedes/home office. .Roupa de cama: 100% Rouparia. Persiana: Orlean. Almofadas: Códex Home. Cama com cara de sofá: desenhada pelo arquiteto.
Acima, Bufê: desenhado pelo arquiteto e executado pela Mar.Cenaria. Espelho com design orgânico: desenhado pelo arquiteto e executado em serralheria.
Acima, Mesa de jantar Saarinen. Cadeira Butiá: da Muui. Luminária de teto: Ball Up, assinada por Leo Romano, da Klaxon. Marcenaria: executada em tauari pela Mar.Cenaria. Piso: Tanto CasaShopping.
Acima, Quarto do casal. Roupa de cama: 100% Rouparia e almofadas Códex Home. Cama: Lider Interiores. Luminárias pendentes Time, da Klaxon. Marcenaria ripada: executada pela Mar.Cenaria. Poltrona: Areia, da Lider Interiores
Acima, Banheiro da suíte do casal. Armários espelhados: executados pela Mar.Cenaria. Piso: Tanto CasaShopping. Parede do box: pedras Hitam 10×10, da Tanto CasaShopping. Chuveiros de teto: Deca, da Tanto. Bancada: em São Gabriel escovado.
Piso: Colormix, da Tanto CasaShopping. Bancada: Quartzo Calacata. Misturador monocomando: Tramontina. Armários: executados pela Mar.Cenaria. Azulejo da parede: Decortiles, da Tanto.
Acima, Hall íntimo. Piso: em madeira Tauari, da Barra Nobre. Luminária de parede: Um, assinada por Guilherme Wentz, da Lumini. Banheiro social com cara de lavabo Lavatório e vaso sanitário: Deca, da Tanto CasaShopping. Revestimento do piso e da parede: porcelanato Lumina Marquina da Portinari, da Tanto. Misturador monocomando: Deca
Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)