O Rio Innovation Week, maior evento de inovação da América Latina, teve início ontem (quinta, 13/01) e vai até domingo (16/01), no Jockey Club – Rio de Janeiro. Durante o evento serão mais de 500 palestrantes convidados, mil startups confirmadas e 500 micro ou pequenos negócios em exposição, divididos em 15 palcos de atividades.

O Sebrae realizou, ontem no primeiro dia,  a abertura do palco Sebrae Like a Boss, celebrando o lançamento da parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que vai destinar R$ 115 milhões em recursos para impulsionar negócios inovadores.

 Especialmente pelo Sebrae, serão injetados R$ 23,7 milhões para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de startups. O Sebrae e a Embrapii vão apoiar financeira e tecnicamente o desenvolvimento de 180 projetos focados em ciência, inovação e tecnologia. A expectativa neste novo ciclo é que as empresas arquem com apenas 20% dos investimentos em projetos de solução em diversas áreas.

Segundo o secretário de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, um dos objetivos prioritários do governo é fazer do Brasil um País livre e próspero, no que tange a criação de novos negócios. “Estamos trabalhando para que o Brasil tenha mais empresas inovadoras e mais negócios. Ações como aprovação do Marco Legal das Startups e as compras públicas facilitadas mostram que estamos transformando o País no maior celeiro de startups do mundo”, afirmou.

Com objetivo de desburocratizar e fomentar o processo de criação de empresas de base tecnológica, o Inova Simples também marcou a programação do primeiro dia do Rio Innovation Week. Instituído pela Lei Complementar nº 167, de 24 de abril de 2019, o Inova Simples é uma estratégia que permite a criação de CNPJ de forma simples, rápida e segura.

Além de ter um rito simplificado para inscrição empresarial, a obtenção de um CNPJ permite à empresa inscrita no Inova Simples mais facilidades de acesso a crédito perante instituições financeiras, comercialização dos produtos e/ou serviços em caráter experimental, e outras facilidades resultantes da formalização do negócio. O Inova Simples ainda viabiliza que o exame dos pedidos de patente ou registro de marca perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sejam realizados em caráter prioritário.

A convite do Sebrae, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), relator da lei que instituiu o Inova Simples, explicou como a iniciativa vai facilitar a vida dos empreendedores. “O projeto estabelece atalhos, desmonta a burocracia. É preciso que a legislação permita efeitos práticos para incentivar os negócios e a criação de empresas, formando um ambiente facilitador. Para que ideias, projetos e sonhos saiam do papel, é necessário que o governo ajude, incentive. Foi isso que nós fizemos”, finalizou.

 

Veja a programação do Palco Conhecimento nesta sexta-feira

De 11h as 12h

Criptomoedas e NFT — com Gustavo Cunha, sócio da Resetfunds e da Fintrender; Luciano Vassan, cofundador do BrasilNFT; e Marcelo Maziero, presidente do Conselho da CERC. 

De 13h30 as 14h30

O crescimento de startups e unicórnios no país  — com Daniel Scandian, CEO da MadeiraMadeira, e Fernando Wagner da Silva, Managing Partner e Head de Venture Capital na Crescera Capital.

De 16h30 as 17h30

Os novos meios de pagamento — com Cristiano Ayres, CEO do Banco Modal; Felipe Prado, sócio de Mercados Financeiro e de Capitais do BMA Advogados; e Rodolfo Riechert, sócio e presidente do Grupo Genial Investimentos