A terceira unidade do Ráscal na cidade, na Barra da Tijuca, inovou no projeto em relação às outras lojas do grupo. “É importante mencionar que o espaço obtido junto ao CasaShopping é ideal para explorarmos o novo conceito arquitetônico da marca. O resultado é um visual completamente remodelado e inédito, diferente das outras unidades cariocas”, revela Roberto Bielawski, fundador e proprietário do Grupo Ráscal.

Em uma área de 730 metros quadrados, o restaurante tem capacidade para receber 200 visitantes. “A casa nasce como uma grande praça abrigada, sob a qual as pessoas se relacionam de forma franca. Com essa aproximação entre clientes, chefs, garçons e a nossa gastronomia, valorizamos, num só gesto, todos os aspectos humanos e comerciais. Mais que um restaurante, sempre imagino o Ráscal como um lugar de encontros”, afirma Aurélio Longo, arquiteto, autor do projeto de 8 das 9 unidades do grupo em todo o Brasil.

De acordo com a gerente de marketing, Luisa Bielawski, “investir no ambiente é importante, pois acreditamos que o encontro de pessoas em torno da boa gastronomia também é um momento de diversão. Nosso objetivo, portanto, é proporcionar aos clientes uma experiência prazerosa”. A  unidade também seguiu critérios sustentáveis. O alto pé-direito de 4,40 metros tem a função de evitar que o ambiente fique muito quente, economizando, assim, energia de refrigeração. As paredes de vidro permitem a entrada de luz natural e a madeira de reflorestamento permeia a estrutura do estabelecimento.

Pendurados no teto, nove ombrelones tornam o local mais acolhedor. Na entrada, um Bar & Espera está separado do salão por uma adega climatizada. O acesso ao interior do restaurante se dá por um deck de madeira, margeado por um espelho d’água. Dentro do espaço, à vista de todos, estão o forno a lenha, para preparar ciabattas, pizzas e calzones, e uma paisagem tranquilizante de palmeiras imperiais.

O Ráscal Barra está localizado na entrada principal do CasaShopping, na Av. Ayrton Senna. Neste ano, o empreendimento, que é o maior pólo de decoração da América Latina, comemora 25 anos e brinda os cariocas com a expansão de sua área construída e uma nova fachada. “Escolhemos a Barra por ela agregar um amplo público residencial, em crescente expansão. Esperamos que, por conta disso, o fluxo seja intenso no final de semana. Além do mais, muitas empresas têm se instalado por lá, o que nos deve garantir um almoço executivo movimentado”, finaliza Roberto Bielawski.

Fotos de Alexander Landau