Nessa reportagem:
Escritórios de Christiane Laclau/Rafael Borelli e Erick Figueira de Mello.

A ideia aqui é revelar um pouco os bastidores de trabalho de arquitetos e decoradores, apresentando sempre escritórios descolados, com decoração e marcenaria caprichadas. Verdadeiros cartões de visitas. Vamos começar com dois profissionais de peso no mercado carioca: Christiane Laclau, sócia de Rafael Borelli, e Erick Figueira de Mello. O primeiro fica em um predinho antigo no Jardim Botânico. O segundo, em uma cobertura com vista para o Jockey Clube, na Gávea.

Christiane Laclau e Rafael Borelli: Um apartamento de 80 m2, de frente para a mata, é o quartel-general de criação de Christiane Laclau e seu sócio, Rafael Borelli. Logo que se mudaram, investiram em uma marcenaria bacana, inspirada em no estilo “belga-africano”. E explicam: “Belga porque os móveis que desenhamos têm limpeza de linhas e formas. Africano, porque privilegiamos a madeira wenguê, escura, e escolhemos objetos étnicos que remetem à África. Esse mix está presente em todo o nosso trabalho, é a nossa praia”, conta Chris.

Já Erick Figueira de Mello se mudou recentemente para uma cobertura maravilhosa em frente à praça Santos Dumont, no Jockey. “Trabalhava em uma casa de vila, na Gávea, supercharmosa, mas quando vi esse duplex com uma vista linda, senti que o potencial era enorme. Ali funcionava uma fábrica de biquinis, estava tudo em péssimas condições. Mas não tive dúvidas: reformei tudo. O resultado é trabalhar hoje em um escritório delicioso e confortável, recheado de tudo o que gosto: um estilo moderno e limpo misturado a móveis e objetos que garimpo em antiquários, como as cadeiras da mesa de reunião que vieram da rua do Lavradio. É um prazer estar e receber aqui. E essa vista… sem palavras. Quando os clientes paulistas vêm me visitar aqui ficam extasiados. Mas o Rio é assim né?”, conta ele.

Sugestões são bem-vindas!