Os designers Olavo Machado e Zanini de Zanine  inauguram hoje (31),  a mostra Revisões Concretas. A exposição, que reúne seis obras inéditas: sofá, namoradeira, poltrona, chaise e redário – oriundas do aço – matéria que assume cores e formas expressivas, conteúdo e valor na produção artística brasileira, ocupa o Museu das Minas e do Metal Gerdau (MM Gerdau).

 

  Foto: Chaise Flap – Olavo Machado 

Revisitado pelos designers, o concretismo foi um movimento vanguardista que procurava voltar às formas mais puras. Investindo em cores, linhas, planos e formas, o conceito buscava a inteligibilidade e a objetividade das coisas através da matemática e da geometria, resultando na relação mais tangível que é a arquitetura e o design. No Brasil, o movimento teve seu ápice com a concepção de Brasília, na década de 1960. As peças concebidas são marcadas pela conexão entre tempo, cultura e tradição, na visão de Olavo e Zanini, que compreendem as diferenças e os pontos em comum entre a arte e o design.

 Foto: Banco Tria – Zanini de Zanine
 

Revisões Concretas busca, sobretudo, dar projeção ao design por meio de questões artísticas que ultrapassam aspectos do experimentalismo contemporâneo, da constituição formal dos objetos, do aspecto geométrico, da poesia visual e da interação do público com as obras. A mostra ainda busca valorizar a pluralidade intelectual brasileira e investir para que ela seja contemporânea, múltipla e criativa. Adotando um modelo de maior subjetividade e propondo desfazer hierarquias, a exposição expressa que a diversidade surge refletida no modelo artístico observada sob diferentes vertentes em que a racionalidade deve estar presente na sociedade.

Foto: Banco 30Z – Olavo Machado

A curadoria realizada por Pedro Lázaro propõe um diálogo entre as obras e promove o questionamento entre realidade material e conceitual e seus desdobramentos. “Revisões Concretas busca não ditar regras nas influências concretistas, a exposição faz uma reflexão estética de um legado intrínseco”, afirma o curador.

Foto: Conversadeira Zanini de Zanine

A exposição também promove o lançamento de uma série de miniaturas em aço corten, oriundas da mostra Revisões Concretas. Os itens colecionáveis serão comercializados pelo Escritório de Arte Marcela Bartolomeu, representante dos designers Olavo e Zanini no mercado de arte brasileira.

Esta exposição é patrocinada pelo Grupo Gerdau, apoiada pelo MM Gerdau e realizada pela Allure e pelo Escritório de Arte Marcela Bartolomeu com produção e curadoria do arquiteto Pedro Lázaro.

www.studiozanini.com.br

 

SERVIÇO

Revisões Concretas | Olavo Machado e Zanini de Zanine
Curadoria | Pedro Lázaro
Abertura para convidados | 31 de agosto de 2019, das 11h ás 15h
Visitação | de 01 a 30 de setembro de 2019
Rooftop | MM Gerdau – Praça da Liberdade, s/nº – Prédio Rosa – Belo Horizonte/MG
Entrada franca de Terça a domingo, das 12h às 18h | Quinta-feira, das 12h às 22h | Toda última terça, das 12h ás 17h
www.mmgerdau.org.br