Os designers Olavo Machado e Zanini de Zanine inauguram hoje (31), a mostra Revisões Concretas. A exposição, que reúne seis obras inéditas: sofá, namoradeira, poltrona, chaise e redário – oriundas do aço – matéria que assume cores e formas expressivas, conteúdo e valor na produção artística brasileira, ocupa o Museu das Minas e do Metal Gerdau (MM Gerdau).
Foto: Chaise Flap – Olavo Machado
Revisitado pelos designers, o concretismo foi um movimento vanguardista que procurava voltar às formas mais puras. Investindo em cores, linhas, planos e formas, o conceito buscava a inteligibilidade e a objetividade das coisas através da matemática e da geometria, resultando na relação mais tangível que é a arquitetura e o design. No Brasil, o movimento teve seu ápice com a concepção de Brasília, na década de 1960. As peças concebidas são marcadas pela conexão entre tempo, cultura e tradição, na visão de Olavo e Zanini, que compreendem as diferenças e os pontos em comum entre a arte e o design.
Revisões Concretas busca, sobretudo, dar projeção ao design por meio de questões artísticas que ultrapassam aspectos do experimentalismo contemporâneo, da constituição formal dos objetos, do aspecto geométrico, da poesia visual e da interação do público com as obras. A mostra ainda busca valorizar a pluralidade intelectual brasileira e investir para que ela seja contemporânea, múltipla e criativa. Adotando um modelo de maior subjetividade e propondo desfazer hierarquias, a exposição expressa que a diversidade surge refletida no modelo artístico observada sob diferentes vertentes em que a racionalidade deve estar presente na sociedade.
Foto: Banco 30Z – Olavo Machado
A curadoria realizada por Pedro Lázaro propõe um diálogo entre as obras e promove o questionamento entre realidade material e conceitual e seus desdobramentos. “Revisões Concretas busca não ditar regras nas influências concretistas, a exposição faz uma reflexão estética de um legado intrínseco”, afirma o curador.
Foto: Conversadeira Zanini de Zanine
A exposição também promove o lançamento de uma série de miniaturas em aço corten, oriundas da mostra Revisões Concretas. Os itens colecionáveis serão comercializados pelo Escritório de Arte Marcela Bartolomeu, representante dos designers Olavo e Zanini no mercado de arte brasileira.
Esta exposição é patrocinada pelo Grupo Gerdau, apoiada pelo MM Gerdau e realizada pela Allure e pelo Escritório de Arte Marcela Bartolomeu com produção e curadoria do arquiteto Pedro Lázaro.
SERVIÇO
Revisões Concretas | Olavo Machado e Zanini de Zanine
Curadoria | Pedro Lázaro
Abertura para convidados | 31 de agosto de 2019, das 11h ás 15h
Visitação | de 01 a 30 de setembro de 2019
Rooftop | MM Gerdau – Praça da Liberdade, s/nº – Prédio Rosa – Belo Horizonte/MG
Entrada franca de Terça a domingo, das 12h às 18h | Quinta-feira, das 12h às 22h | Toda última terça, das 12h ás 17h
www.mmgerdau.org.br