Na Decora Lider deste ano, o tema é o contraste entre a simplicidade e sofisticação. Veja agora como serão os espaços da mostra que abre na quinta-feira, dia 21.

Boas Vindas – Alexandre Lobo e Fábio Cardoso

O acolhimento ao público da Decora Lider ficou a cargo dos arquitetos Alexandre Lobo e Fábio Cardoso, com o ambiente de boas vindas da mostra. O mobiliário foi disposto de modo fluido, não criando barreiras visuais, convidando o público a entrar na loja e desfrutar dos ambientes. Duas confortáveis poltronas revestidas com tecido multicolorido, separadas por uma mesa de centro baixa, dão conforto ao usuário do espaço. Uma persiana vazada foi instalada do piso ao teto, como fundo para o espaço. Um aparador duplo, em dois níveis, arremata o ambiente e um tapete solto delimita as áreas e traz aconchego. O diferencial ficou a cargo das cores vibrantes escolhidas para os tecidos das poltronas, trazendo o olhar do público para este ambiente de passagem.

Suíte Master – Ana Lucia Jucá

Conforto e sofisticação traduzem o trabalho de estreia na Decora Lider da arquiteta Ana Lúcia Jucá. A Suíte Master atrai o desejo do casal por um espaço contemporâneo, porém, aconchegante. O papel de parede em tom azul acqua transmite relaxamento e dá um toque chique. O mesmo se pode dizer do exclusivo armário de portas revestidas em couro ecológico trançado. A cabeceira da cama se estende até o teto, transmitindo imponência e evidenciando o trabalho da Líder na criação de cabeceiras estofadas personalizadas. As cadeiras em estilo francês dão um toque clássico à contemporaneidade do espaço, mistura que valoriza o ambiente e dá aconchego ao quarto. Os portiers em linho bordado reforçam a intenção de uma cortina leve, e o tapete super soft neutro aparece para aquecer o piso.  A iluminação econômica completa a ambientação do espaço.

 

Sala de Jantar – Duda Porto

Numa sala de jantar, o destaque não poderia ser outro: peça única e exclusiva, a grande mesa em madeira de 3,2 metros de comprimento é inteira, cortada diretamente da tora. Harmonizando com sua peça principal, o arquiteto Duda Porto utilizou, predominantemente, elementos naturais. Um grande painel em pedra manteiga, cortada a mão, cria o fundo do espaço, protege e dá destaque à mesa em madeira, que acomoda 10 convidados. Cadeiras Época em ébano e cadeiras King completam o conjunto para jantar. Um grande tapete de sisal gera conforto ao ambiente, o piso laminado revestido em madeira de reflorestamento e as cortinas em linho proporcionam aconchego ao ambiente. À frente do painel em pedra dois grandes aparadores Ripinha com acabamento negro foram usados como apoio ao buffet, completando o espaço de 40 metros quadrados projetado para a família que gosta de receber amigos com conforto e funcionalidade.

Sala de Leitura – Gisele Taranto

A Sala de Leitura da arquiteta Gisele Taranto tem como elemento principal uma estante em “L” em madeira, com nichos abertos e fechados, que ocupa todo o pé direito do espaço, de 54 metros quadrados. Os confortáveis sofás com um só braço também podem fazer as vezes de chaise. O tom acinzentado do ambiente é pontuado pela cor laranja em uma das mesas de apoio e na estrutura das poltronas. O destaque é a interessante intervenção contemporânea num móvel clássico: as duas poltronas Barcelona, em couro, cuja estrutura é normalmente cromada, foram pintadas num tom de laranja, especialmente escolhido pela arquiteta.

 

Home Theater – Jorge Nascimento e Guilherme Saggese

Pela segunda vez na Decora Lider Rio, Jorge Nascimento e Guilherme Saggese apresentam o Home Theater na edição de 2013. O cinema é apenas uma das utilidades do ambiente, que também promove a socialização e o estudo para a família. Projetado para um casal de profissionais com filhos, o espaço de 30 metros quadrados tem cores neutras e materiais naturais, que proporcionam um ambiente claro e leve e, ao mesmo tempo, resistente para aguentar o uso constante dos moradores. A repetição de módulos de prateleiras cria uma estante diferenciada, iluminada por lâmpadas de LED de baixo consumo. Preocupado com o meio ambiente, o projeto tem piso flutuante, fabricado com matéria prima sustentável e reciclável.

Living – Andrea Chicharo

A ideia principal desse Living foi integrar a sala de estar à mesa de jantar. O grande espaço de convivência criado pela arquiteta Andrea Chicharo ocupa a maior parte dos 58 metros quadrados do ambiente. A sala de jantar fica na lateral do espaço. Ideal para uma família jovem, contemporaneidade e leveza se destacam no cômodo. O piso é neutro em porcelanato, por isso a arquiteta optou por esquentar o ambiente com um painel de madeira em MDF folheado, que vai quase até o teto. A madeira também está presente nos móveis. Para sair dos tons neutros, o sofá tem um tom esverdeado e o azul cobalto foi a escolha para a mesa de jantar, harmonizando tons neutros, cores claras e cores escuras. Mistura também aparece nos materiais no mobiliário, com madeira, aço, laca e espelho.

 

Living e Sala de Jantar – Mário Brasil

Cores pastéis e madeira de demolição dão o tom do ambiente criado pelo arquiteto e urbanista Mário Brasil. Em sua segunda participação na Decora Lider, Mário pensou num jovem casal carioca para criar um ambiente leve e despojado, todo em tons de cinza e branco e detalhes em preto. A tendência dos móveis em madeira de demolição combina com o conceito vintage dos quadros com fotos e gravuras de paisagens antigas da capital carioca. Os sofás, poltronas, pufes e mesas laterais são da nova linha Pallet, da Lider. O espaço também comporta uma unidade de trabalho, tendência para esse tipo de ambiente, composta por escrivaninha e painel de revisteiro. As luminárias personalizadas, desenhadas pelo próprio arquiteto, foram feitas exclusivamente para o espaço. As persianas e papéis de parede dão o requinte final para o ambiente.

 

Loft – Paula Neder

O espaço da arquiteta Paula Neder, em sua segunda participação na Decora Lider, é um loft totalmente integrado, para o casal jovem, contemporâneo, com o estilo de vida bem carioca.  A entrada é pela sala de jantar. Um banco que serve tanto à mesa de jantar quanto ao espaço de estar / sala de TV, faz o papel de integrar os dois ambientes. Duas escrivaninhas para o casal junto à cama marcam o quarto. Cores neutras são pontuadas pelo esmeralda e o bordô. A grande estante composta por vários módulos bisel cria uma nova forma de uso para o produto, e o móvel de equipamentos para a TV foi montado por dois conjuntos de painéis e nichos. O tapete tem desenho exclusivo da arquiteta com produção da Líder, especialmente para o evento. A mistura de materiais e tons; e móveis contemporâneos com móveis clássicos dão o tom do projeto.

Espaço Gourmet – Leila Dionízios

Um espaço amplo e minimalista, onde grandes encontros com amigos acontecem. Um ambiente descontraído e agradável que permite ao anfitrião servir uma refeição e interagir com os convidados. Essa é ideia da arquiteta Leila Dionízios, pela terceira vez na Decora Lider. O Espaço Gourmet de aproximadamente 17 metros quadrados tem tons claros, naturais e elegantes, traduzidos nos móveis em laca pérola, na madeira carvalho siena e no tecido com estampa cinza. Linho cru para as cortinas e estuque veneziano para as paredes completam o visual. O sustentável painel Painted Wood aquece o ambiente. No centro do projeto, duas funcionais mesas Taful na belíssima lâmina natural carvalho siena, da Lider.

 

Sala de TV – Moisés Veriato

Em sua quinta participação na Decora Lider, o designer de interiores Moisés Veriato expõe a diversidade de cores, culturas e influências que formam o espírito da cidade do Rio de Janeiro. As paisagens exuberantes, as conversas com pessoas simples, a origem dos nomes dos bairros e praias, costumes e tradições tipicamente cariocas, foram as inspirações para essa Sala de TV. Com 30 metros quadrados, foi criada para ser um local de convivência, com cores confortáveis ao olhar. Plantas e obras de arte completam a sensação de bem-estar. A sustentabilidade também está presente no ambiente, com madeiras de demolição utilizadas no jardim vertical e nos montantes da estante. Destaque para a linha de estofados da Lider, a nova linha de papel de parede e os quadros do artista plástico Elon Brasil.

 

Sala Multifuncional – Flávia Coelho e Juliana Massotti

Integração de ambientes é o conceito por trás da Sala Multifuncional das designers de interiores Flávia Coelho e Juliana Massotti. Sala de jantar, estar e lounge ocupam os 40 metros quadrados do cômodo, inspirado no conceito High Low, com materiais e mobiliário que imprimem sofisticação com acessibilidade. Projetado para a família, o espaço tem uma lounge para relaxamento com poltronas Charles Eames, uma mesa bar e duas cômodas Bombê, estilo Luís XV. A sala de jantar é marcada pelo contemporâneo revestimento Mica na cor azul, que sobe pelas paredes e teto e imprime cor e sofisticação ao ambiente. O espaço tem ainda mesa Saarinen e cadeiras clássicas medalhão. Já o estar, é composto por dois sofás, poltronas Luís XV e marcenaria para a TV. As molduras vazadas em ouro velho e preto dão requinte e três espelhos a sensação de amplitude.

Studio do Enólogo – Cláudia Brassaroto

Grande apreciadora de vinhos, a designer de interiores Cláudia Brassaroto, em sua primeira participação na Decora Lider, surpreende ao apresentar um Studio voltado para o estudo e degustação do vinho. Pensados exclusivamente para o enólogo solteiro, que gosta de ficar em casa, mas sempre recebe os amigos, o espaço de 60 metros quadrados foi todo criado com materiais naturais, que lembram as vinícolas europeias. A mesa de jantar de madeira de demolição para 10 pessoas tem cadeiras revestidas em couro natural. No espaço para convivência, um grande sofá acomoda para exibição de vídeos na TV e ainda há lugar para um escritório de estudo do vinho. Linho, couro e madeira em cores pastel combinam com o papel de parede que também remete às vinícolas. Um ambiente limpo e contemporâneo que harmoniza perfeitamente com a elegância do rústico.

 

Home Office – Lenora Lohrisch e Carla Bellora

Lazer e trabalho se misturam, sim! Essa é a proposta das designers de interiores Lenora Lohrisch e Carla Bellora. O versátil Home Office é confortável para assistir TV à noite e nos finais de semana e funciona como ambiente de trabalho durante o dia. O espaço de 25 metros quadrados mistura madeira com peças laqueadas em cores vibrantes, trazendo energia com o conceito High Low, que mistura o simples e o sofisticado, o natural com o tecnológico, criando um estilo próprio. A iluminação geral atende a área de trabalho e a luz cênica pontua a beleza das obras assinadas e dos adornos durante os momentos de relaxamento.  O casal moderno que utiliza o ambiente ainda pode receber um hóspede passageiro no sofá-cama. Móveis fabricados em MDF e lâmpadas em LED garantem sustentabilidade ao projeto. Os objetos exclusivos em cerâmica da artista plástica Marilia Vaz, as sofisticadas luminárias ICE e o plafon central são diferenciais desse aconchegante ambiente.

 

Home – Rodrigo Rangel

O arquiteto Rodrigo Rangel criou um espaço contemporâneo, pensando num casal jovem que busque entretenimento dentro de casa, em ambiente agradável e com conforto. Com 30 metros quadrados, o espaço abriga uma sala de TV moderna, com piso Parquet em madeira, papel de parede com grafismos e iluminação indireta, que proporciona uma luz mais difusa para o ambiente com pé direito baixo. Madeira de demolição no piso e luzes de LED na iluminação trazem sustentabilidade ao ambiente, sem falar nos móveis da Lider, todos de materiais certificados e sustentáveis. As estantes são de carvalho, o sofá retrátil é revestido de couro natural e as mesas de apoio são laqueadas em bege e café, além de um tapete muito confortável.

 

Sala de Almoço – Ana Raquel Oliveira

Ambiente contemporâneo, com peças modernas e cores alegres. A Sala de Almoço da designer de interiores Ana Raquel Oliveira foi feita para a família carioca que ama o Rio de Janeiro. No ambiente marcado por linhas retas, as duas mesas quadradas amarelas que direcionaram todo o projeto, chamam a atenção. O tecido das cadeiras da mesa em estampa floral e lisa em tons de azul claro traz aconchego ao ambiente. Em harmonia com os tecidos o papel de parede traz textura. Outros tons que integram o ambiente são o branco e a madeira carvalho. Os adornos dão um ar de casa antiga, o que deixa o ambiente muito charmoso. Destaque para o painel de círculos vazados, do artista plástico Guilherme Arpon, que se encaixa com sutileza e elegância ao espaço, e para a tela do pintor Marco Velasquez, do Cristo Redentor, cartão postal preferido da família.

Closet – Roberta Nicolau

Com participações nas edições de 2011 e 2012 da Decora Lider, a arquiteta Roberta Nicolau teve a tarefa de assinar o closet, e criou o slogan “Minha casa meu armário!” Com bastante espaço e muito funcional, esse closet foi inspirado no mundo feminino e diferentes lugares do mundo. Com 27 metros quadrados, o espaço também funciona como showroom de armários e atendimento. A arquiteta imaginou um espaço comercial que pudesse ser recriado em um apartamento. O ambiente evidencia a funcionalidade dos armários Lider, com o charme de uma boa iluminação e decoração. Destaque para o uso de tecidos como revestimento para paredes, luminárias e forros.

 

Quarto da Menina – Fabiola de Oliveira Ambrosano e Christine Jünger Amaro

O verão carioca, com suas cores vivas e alegres, inspirou as designers de interiores Fabiola de Oliveira Ambrosano e Christine Jünger Amaro. Estreando na Decora Lider, elas criaram o Quarto da Menina, um espaço moderno que pode “crescer” junto com a criança. Os 22 metros quadrados do quarto foram pensados para a típica garota carioca, amante da praia. As cores predominantes são o branco, o turquesa, o amarelo-limão e o pink. O ambiente mescla tecidos de diferentes tipos e texturas. O papel de parede, que traz ousadia nas cores e estampas, é lançamento. As cortinas quase translúcidas proporcionam um ótimo proveito da luz natural, dispensando o uso de iluminação artificial durante o dia. Já o novo modelo da cama Relíquia, é lançamento da Lider Interiores.

Quarto dos Meninos – Ana Adriano

Filhos e sobrinhos foram a inspiração da designer de interiores Ana Adriano para o Quarto dos Meninos. Moderno e prático, o quarto pensado para gêmeos entre 14 e 16 anos proporciona um ambiente para estudar, receber os amigos ou apenas relaxar. A amplitude do espaço de 27,5 m² inspira o espírito livre da adolescência e acomoda móveis que aliam praticidade, beleza e qualidade. Tudo pensado de forma sustentável, a começar pelos móveis da Lider Interiores, todos feitos de madeira de reflorestamento. A economia do LED na iluminação, o piso de PVC e os objetos de decoração feitos de materiais naturais e reciclados, fecham o pacote de responsabilidade sócio-ambiental do espaço. Destaque também para o Pufe 026, lançamento da Lider.

Quarto do Hóspede – Dani Parreira e Flavia Santoro

A premissa da criação das arquitetas Dani Parreira e Flavia Santoro é fazer com que um hóspede se sinta em casa. O quarto de 25 metros quadrados alia praticidade e conforto acima de tudo. O conceito desse ambiente é um mini loft, onde o hóspede terá total privacidade e independência, com sofá para relaxar e assistir TV, mesa para café da manhã, armário e uma bancada para trabalho. Madeira e tons de cinza predominam, tornando o ambiente neutro, mas também vemos pitadas de cor, para quebrar a sobriedade. Piso e painel iluminado (que também é cabeceira) em madeira, apoiando quadros de fotografias do Rio. A estante da TV, também em madeira, traz nichos laqueados de amarelo, cor que se repete nas mesinhas de apoio do sofá. Na parede acima do painel, o papel de parede em tons de cinza e azul, remetendo a uma fábrica, traz uma referência “low” ao projeto. O tapete de fibra natural complementa a decoração.

 

Quarto do Jovem Casal – Gabriela Eloy e Carolina Travaglini

Estreantes na Decora Lider, as arquitetas Gabriela Eloy e Carolina Travaglini trazem paixão à mostra. São 28 metros quadrados que provocam os sentidos. Piso, parede e teto têm o mesmo revestimento, contínuos como a paixão arrebatadora do jovem casal que utiliza esse quarto. Paixão também pela natureza, representada por peças que vão além do sustentável, com objetos de decoração que contam uma história, reaproveitados do canteiro de obras. Materiais descartados como lixo são reaproveitados na decoração e até mesmo como obras de arte. Outro destaque é o contraste da madeira com o papel de parede. Tudo para representar o verdadeiro amor, aquele que vê a alma do outro.

 

Quarto do Casal – Jacira Pinheiro

Fazendo sua esteia na Decora Lider, a arquiteta Jacira Pinheiro criou um quarto para casais com todos os gostos e idades. Aconchegante, contemporâneo e marcado pelos tons neutros, o ambiente traz armários, cômodas e criados mudos em laca branca com brilho, em contraponto aos painéis de madeira, usados para aquecer o ambiente. A iluminação é indireta, com rasgos de luz e três luminárias de cristal em alturas variadas que dão movimento ao espaço. Instaladas em frente ao espelho, essas luminárias fazem uma releitura do clássico e são o grande diferencial do ambiente. Os espelhos em uma das portas do armário e nas laterais da cama ampliam e dão sofisticação ao ambiente. Destaque também para o revestimento tipo lona nas paredes, que trazem um toque de sobriedade ao espaço.

Sala dos Colchões – Danielle Goulart

Danielle Goulart, designer e arquiteta de interiores, teve o desafio de utilizar os 49,5 metros quadrados do espaço para apresentar os colchões da Lider Interiores, de maneira fluida. Inspirado na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, na França, esse ambiente tem decoração vintage, com móveis da Líder Interiores, paredes revestidas com papel de parede e iluminação com LED, para não esquentar o cômodo. Para dar mais destaque aos colchões, cabeceiras de casal dos modelos Botton e Chester diretamente do catálogo para o showroom, estão fazendo a composição. Respeitando o tema High Low, não foram utilizadas roupas de cama e o colchão fica à mostra, permitindo que os visitantes deitem, experimentem e manuseiem o acabamento nobre e diferenciado.

Uma Varanda, Um Solarium… Quatro Estações! – Alfredo Mendes e Luiza Imperial

Um canto aconchegante reservado ao dolce far niente e às refeições. Os designers de interiores Alfredo Mendes e Luiza Imperial se inspiraram em pessoas que adoram curtir suas casas e que encontram sempre um bom pretexto para reunir amigos, em qualquer estação. Os 17 metros quadrados dessa varanda foram divididos em dois ambientes. O espaço para refeições é composto por uma mesa com cadeiras de carvalho e a lareira elétrica, que dá o conforto e charme nos dias mais frios. Atrás do biombo de madeira, que dá privacidade aos dois espaços, está o Solarium, com duas chaises e um garden seat em fibra, lançamentos da Líder, além de um conjunto de mesas de apoio. O conceito “High Low” está representado pela mistura entre o piso de mármore Travertino, o mobiliário em madeira e fibras, e os suportes e luminárias de sobras de metais.

Decora Lider

Coquetel de lançamento, somente para convidados: 21 de março, das 19h às 22h.

Visitação a partir do dia 22 de março.

Segunda das 12 às 22h, terça a sábado das 10h às 22h, domingos de 15h às 21h.

Entrada gratuita.

Lider Interiores – Av. Ayrton Senna 2150 / Bloco I, lojas E e F. Barra da Tijuca. Tel. (21)2499-7537 / (21) 33258694. www.liderinteriores.com.br

Fotos: Marcio Irala