Conheça os projetos dos escritórios de arquitetura Maurício Magarão e Isabela Fraia na edição virtual da Mostra de Decoração e Design Casa NaToca, que estreia em 16 de janeiro com o tema “Refúgios”.
Acima, SALA DE ESTAR por Maurício Magarão Arquitetura
Uma família de espírito livre e aventureiro, com grande senso estético, apaixonada por natureza. Uma família que acredita em um mundo mais sustentável – e que valoriza ao extremo a convivência qualitativa de pais e filhos. Os arquitetos Mauricio Magarão e Alice Lindenberg focaram no perfil do casal Beck-Zylberstajn para desenhar a sala e a varanda da casa principal do Mapu (Snake house) que, juntas, somam 52m2. A primeira providência foi ampliar a integração dos dois ambientes, removendo uma parede e trocando-a por vidro, criando um ângulo mais aberto, dialogando com a geometria do teto e conduzindo o olhar para a incrível vista. A partir daí, moldaram uma grande bancada em pedra natural (Lucerna), da Harmony Stones, e incluíram ali peças decorativas, um grande futon e a lareira. “Acreditamos que o elemento fogo, que é muito presente e valorizado em culturas andinas, deveria estar no coração do ambiente”, observa Mauricio. No mobiliário, há grandes nomes do design, como Ricardo Fasanello, Jader Almeida (Arquivo Contemporâneo) e Sergio J. Matos (Ovoo). O tapete com estampa do arquiteto mineiro Gustavo Penna é lançamento da El Espartano, e as luminárias são do Maneco Quinderé. Tela de Gabriela Machado.
Parceiros: @arquivocontemporaneooficial: poltronas, mesas e objetos; @ovoobrasil: sofá e balanços; @elespartanobr: tapete; @harmonystonesbr: bancada da lareira
Acima, SALA DE JANTAR por Isabela Fraia Arquitetura
Uma sala de jantar com ares de galeria de arte. A arquiteta Isabela Fraia contou com o olhar e a seleção de obras de artistas parceiros do escritório de design Superbacana+ para montar ali um acervo com trabalhos de Feco Hamburger, Paula Juchem, Guga Szabzon, Renato Dib… Sobre o aparador de pedra, uma escultura de parede do artista Ildeu Lazarinni. São obras de diferentes texturas e técnicas artísticas, que ganham destaque ao lado de uma grande estante tingida de verde musgo, recheada de uma coleção de cerâmicas e vasos que trazem a vegetação local. Para a mesa, Isabela escolheu um mix de diferentes cadeiras (Líder Interiores), modernas ou mais tradicionais – sem faltar lugar também para as crianças se sentirem incluídas no papo. E ainda tem um cantinho para leitura, com poltrona bem confortável e luminária. “O forro em pinus e o grande painel de vidro com a vista recortada, quase como mais um quadro na pequena galeria, deixam o espaço ainda mais iluminado e atraente. Lugar gostoso para muitos encontros da família em volta da mesa”, ressalta a arquiteta.
Parceiros: @liderinteriores: mesa de jantar e cadeiras; @elespartanobr: tapete; @superbacana_mais: curadoria de quadros e escultura
Sobre a Mostra Casa NaToca 2021:
A versão online vai partir de uma casa de verdade… na Patagonia Chilena! O lugar é onde a modelo Pati Beck e o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn estão construindo um lar, na cidade de Futaleufú – uma região mágica, que respeita a incrível e intocada natureza local, junto ao lago Lonconao. No dia da estreia, às 16h, o casal fará uma Live exatamente neste local, no Instagram @casanatoca, para contar e mostrar como é tudo por lá. Até o o dia 11 de abril, o visitante também vai poder “percorrer” os 25 projetos 3D da mostra, por tour 360 graus, no site www.casanatoca.com.br, com áudio dos autores apresentando os espaços, que expõem peças reais de lojas e ateliês, com todas as informações.
Esta é a quarta edição do evento organizado pelas jornalistas Simone Ratzik e Isabela Caban e a designer Cristiana Barreto. Na proposta virtual, a essência da Casa NaToca está mantida, com a curadoria que privilegia soluções originais e criativas, e transforma a residência em uma casa lúdica de família, com crianças.
@casanatoca – www.casanatoca.com.br
De 16 de janeiro a 11 de abril de 2021 – Visitação grátis