A jovem proprietaria desse apartamento dividia seu tempo entre um imóvel em Niterói e um segundo no Rio, mais próximo do seu trabalho no Projac. Aos poucos, foi ficando inviável manter duas casas, em diferentes cidades, e ela optou por fazer uma boa reforma no apê carioca, investindo em torná-lo mais pessoal e aconchegante. Convocou a arquiteta Paloma Yamagata, que aproveitou grande parte dos móveis que ela já tinha, mas criou uma base mais bacana, com marcenaria feita sob medida. “Os banheiros passaram por uma reforma total, porque os revestimentos eram antiquados. O social ganhou um clima de lavabo e o da suite, todo branco, agora é claro e iluminado. Em geral, utilizamos soluções pontuais mas de grande efeito. A ideia era não gastar muito”, conta Paloma, que montou um home office no quarto aberto para a sala e valorizou o armário existente, na suíte, com uma faixa de espelho colada diretamente nas portas.

E tem mais: atrás do sofá, no estar, a parede forrada de espelho trouxe amplitude para o espaço e valorizou a vista, refletida ali. Na varanda, um canto delicioso ganhou deck com futon e, para melhor integrar a cozinha ao estar, um balcão aberto serve como um apoio como mesa de refeições. “É um apartamento jovem, colocamos muitos quadros e pontuamos com cor e texturas nas paredes”, completa a arquiteta.

Sofá e poltrona – Artefacto; Mesa de jantar- balcão executado em marcenaria (peroba-do-campo) pela Móveis & Imóveis; Luminária pendente -o de cristal e o de espelho, da Bertolucci para Spectra iluminação; Quadro -Cintia Ramos para galeria Almacén; Almofadas e futon – Arte Exclusiva; Cama e mesa cabeceira – Quarto composto.

Fotos: MCA Estudio

Paloma Yamagata

www.yamagataarquitetura.com.br

Tel: 21/3603-2430