A base em branco e madeira foi a solução encontrada pelo escritório Yamagata Arquitetura para deixar esse apartamento de 150 metros quadrados em Botafogo sofisticado e funcional. “A ideia era que o ambiente acolhesse os moradores quando estivessem em casa. Por isso, mantivemos a decoração bastante neutra, com toques de cor em objetos da Duilio Sartori e obras de arte da Almacén”, explica a arquiteta Paloma Yamagata. O jovem casal de proprietários trabalha fora o dia todo e buscava praticidade e o máximo de conforto para os momentos com o filho pequeno.

O assoalho de peroba oferecido pela construtora foi aproveitado e a arquiteta optou por fazer um projeto exclusivo em marcenaria, executada pelo Jaime, com acabamentos também em peroba do campo e laca branca. A grande estante que integra sala de jantar e estar e tem espaço para um bar é o ponto alto do projeto. Os móveis também seguem a mesma linguagem, com mesa em resina branca, sofá off-white, ambos da Novo Ambiente, e poltrona com pufe em couro branco. Na área de jantar, a mesa é da Empório Casa, as cadeiras da Effe e o pendente da La Lampe. “Vejo o resultado como um projeto elegante e ao mesmo tempo despojado, pois utilizamos poucos elementos além da madeira e da laca, o que o tornou sofisticado, mas sem perder a identidade dos moradores” afirma Paloma.

A suíte do casal segue o mesmo conceito, com assoalho em madeira, cama e cabeceira em peroba-do-campo, ambas desenhadas e executadas em marcenaria. Utilizamos um discreto papel de parede da Orlean na cabeceira. Os armários da Florense são em melamina branca e têm espelho em algumas portas. Já no quarto de menino o toque infantil ficou por conta do azul da marcenaria e da grande plotagem em adesivo vinílico fosco com tema escolhido pelo morador.

Fotos: MCA Estúdio