O arquiteto e designer goiano Leo Romano, apresenta o ambiente Paredes Mágicas, uma moradia que foge do convencional ao mesclar fantasia e realidade a partir de um layout diferente em um convite para que o visitante saia do lugar comum e dê asas à imaginação.

O espaço consiste em um loft de 100 m², que remonta os ambientes de uma casa – salas de estar e jantar, quarto, cozinha e banheiro. Apesar de bem marcados, os ambientes são concebidos de maneira integrada. A construção é feita com o envelopamento completo das paredes e do teto com revestimentos metálicos (Hunter Douglas). Porém, as protagonistas do décor são as caixas de MDF pintadas e empilhadas, que atuam como pequenos ambientes abrigando, respectivamente, cozinha, banheiro, quarto e duas saletas. Esse arranjo vertical permitiu aumentar a área construída, garantindo mais espaço e charme para o estar. 

“O nome Paredes Mágicas foi um jeito poético e onírico de falar sobre o projeto, que foi construído com uma arquitetura própria e autônoma, fazendo alusão à fantasia, ao empilhamento, a desenhos simples de nossa mente e às diferentes formas de morar”, afirma Leo Romano.

Para que o visitante possa se envolver nesse universo lúdico, o espaço tem uma atmosfera levemente escura, sem ser algo sombrio, e sim um ambiente de sonho. A iluminação é toda pontual a fim de valorizar objetos e cantos específicos com a prevalência da beleza da luz. Entre os elementos da decoração estão fotografias com cenas cinematográficas e circenses, que ficam sobrepostas por peças cerâmicas que imitam braços e pernas, ampliando as características de mundo imaginário.

A curadoria dos móveis reúne o melhor do design nacional com peças icônicas de Oscar Niemeyer, Claudia Moreira Salles, Giuseppe Scapinelli, Jorge Zalszupin e do próprio Leo, que assina um sofá inédito, além dos objetos de arte desenvolvidos em parceria com a artista Ieda Jardim.

Dentro do conceito Planeta Casa, que norteia os projetos do evento neste ano, Leo Romano conseguiu agregar da melhor forma os pilares Afeto, Sustentabilidade e Tecnologia. Entre os exemplos, os revestimentos de piso, parede e teto foram instalados de modo a preservar a integridade dos materiais, para que depois da mostra possam ser reutilizados, contribuindo, assim, com uma vida mais sustentável