Aberta em março em Ipanema, a loja Shoulder tem projeto digno de nota. Com arquitetura e decoração assinados por Bel Lobo e Bob Neri, a empresa, acostumada a ter também projetos paisagísticos em suas lojas, contou com o paisagismo do escritório Ecogarden, comandado por Paula Bergamin.

“Fui chamada pela Bel e pelo Bob Neri, que me passou as coordenadas sobre como era a arquitetura e o design da loja. Como eles abriram grandes janelas para o play do prédio e a vista não era das mais atraentes, queriam um jardim para dar uma “disfarçada”. O cliente e o escritório de arquitetura queriam um jardim contemporâneo e clean, que refletisse o estilo da marca que tem como público a mulher independente e moderna”, conta Paula.

Durante a obra, o condomínio não permitiu que o piso cimentado fosse quebrado para que se pudesse plantar no solo. Por isso Paula resolveu fazer o jardim dentro de grandes caixas de alumínio com pintura eletrostática marrom café em diferentes alturas. “O desafio era nublar a visão do play sem diminuir a claridade. Escolhi espécies bem esculturais com formas bem definidas, uma variedade de Sansevieria trifasciata (espada-de-são-jorge), dois tipos de Sansevieria cilyndrica (lança-de são-jorge) e dois tipos de Yuccas, a Yucca filamentosa (iuca-mansa) e a Yucca guatemalensis (iuca-elefante)”, explica a paisagista. “Como a janela levou uma película que lembra uma cortininha horizontal, de dia se vê o jardim apenas com a silhueta das plantas, meio nublado, e à noite, com a iluminação, se vê bem todo o jardim”.

No canteiro da calçada em frente à loja também foi plantada a espada-de-são-jorge, recurso utilizado para obter um visual bem arrumado e limpo. As caixas utilizadas foram feitas exclusivamente para esse projeto pela Trancarte. “O resultado final é um jardim muito simples, mas integrado ao conceito da loja e da sua arquitetura”, sentencia Paula. Confira nas fotos de divulgação.