Um casal na faixa dos 40 anos comprou este apartamento duplex de 400m2, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), em busca de mais espaço para acomodar confortavelmente a numerosa família de sete membros. Antes de se mudarem para o novo endereço, eles decidiram encomendar um projeto de reforma completa à arquiteta Paula Müller (@paulamullerarquiteta) para atender, em primeiro lugar, aos cinco filhos (entre 2 e 17 anos), sendo apenas a menina de 2 anos fruto do atual casamento. No novo lar, cada uma das três filhas passou a ter sua própria suíte, enquanto os dois meninos foram colocados na mesma suíte. “Os clientes também pediram uma atenção especial à cozinha e à área gourmet da varanda, pois seriam espaços muito utilizados por eles no dia a dia. Eles também queriam um closet para cada cônjuge na suíte máster, além de um banheiro com banheira de hidromassagem. Por fim, a proprietária pediu um escritório só para ela, totalmente isolado da casa – espécie de ‘bunker’ de trabalho, que foi camuflado nos painéis de marcenaria da escada”, conta a arquiteta.
O projeto traçado pela arquiteta contemplou todos os cômodos do apartamento, com algumas modificações na planta do imóvel. O escritório da esposa foi instalado (e isolado) em uma área sem utilidade na escada, dois banheiros foram invertidos para que (por questões alérgicas) o banheiro da menina de 2 anos tivesse uma janela voltada para o exterior, a suíte máster ganhou um closet para cada cônjuge e a planta do banheiro do casal foi alterada. Já na área social, a arquiteta camuflou o lavabo em painéis de marcenaria e projetou do zero uma sala de tv, isolada do living.
Segundo a arquiteta, no geral, o projeto buscou criar um apartamento contemporâneo, cozy e elegante, com materiais e soluções práticas e funcionais, já que é o lar de uma família numerosa. Na decoração, praticamente é tudo novo, com exceção de alguns quadros, objetos de decoração, mesa de centro e mesa lateral do estar, que foram aproveitados da residência anterior. Na área social, o acabamento em carvalho natural das marcenarias “aquece” o espaço, deixando-o mais acolhedor, e contrasta com o piso frio no padrão travertino (porcelanato de grande formato), cuja tonalidade (nude) está presente também nas cortinas, sofás e cadeiras. Já o par de poltronas ganhou estofamento em tecido verde para trazer um ponto de cor ao espaço, sem pesar visualmente.
“Nosso maior desafio neste trabalho foi o prazo de execução do projeto, considerando a metragem generosa do apartamento, que tem 400m2. Felizmente, no final, deu tudo certo. A confiança dos clientes no nosso escritório e na equipe de obra e a objetividade deles para expressar seus desejos foram fundamentais para agilizar todo o processo”, conclui a arquiteta Paula Müller.
- Nome do fotógrafo: Lilia Mendel (@LiliaMendel.Fotografia)
- Produção visual: @FalchiAndrea