A Portobello, lança neste mês, em todo o Brasil, a coleção Atmosfera, em cocriação com o designer de joias Antonio Bernardo. É a primeira vez que um designer de joias participa do processo criativo da empresa em uma parceria multidisciplinar. Normalmente são convidados profissionais de arquitetura e designers de mobiliário e superfície. Com painéis exclusivos e delicados relevos, a linha Atmosfera traz o olhar do designer sobre o que há além da Terra para o revestimento cerâmico.
Acima, Painel Atmosfera Aura
Acima, Painel Atmosfera Lua White
A linha é um preview da coleção 2020 da Portobello e o lançamento na Portobello Shop de Ipanema, aconteceu ontem (18) com a presença do designer. A coleção Atmosfera recria o limite entre a superfície plana e o espaço, entre a joia e a arte. É composta por três sofisticados painéis que combinam porcelanato e metal, produzidos pela Officina Portobello, e cinco relevos em monoporosa.
Acima, Painel Atmosfera Espaço e Tempo
“O design autoral do Antonio Bernardo sempre encantou a equipe de design da Portobello. Fizemos o convite para ele integrar nossa Inovação Aberta e para nossa alegria, a admiração do Antonio pela Portobello era mútua e ele prontamente aceitou o desafio de desenvolver uma coleção com sua assinatura”, conta Pamela Golin, gerente de produto da Portobello.
Acima, Painel Atmosfera Ovni White
Assim como nas suas joias, em sua coleção para a Portobello, Antonio quis trabalhar com formas orgânicas e incluir o metal, seu material de trabalho. “A primeira vez que eu fui visitar a fábrica, observei que tudo era duro, plano e tinha ângulo reto. Eu tentei trabalhar isso. Não queria que a parede ficasse tão sólida, eu queria mais fluido. Leve, solto. As minhas joias também são leves”, explica o designer.
Acima, Painel Atmosfera Aura e Ar
Trabalhar com o metal, por sua vez, foi desafiador para Officina Portobello e sua arte de porcelanateria. Com cortes precisos de jato d’água e sobreposições de porcelanato com porcelanato e porcelanato em aço inox, criaram-se relevos que encantam. O aço recebeu tratamento para ficar com acabamento fosco, outra marca do designer.
Acima, Painel Atmosfera Ovni white
Os painéis são encontrados em três modelos: Eclipse, Ovni e Lua. Eclipse revela uma das fases do nosso satélite em um relevo particular em composição com metal dourado e negro. Ovnis são formas não identificadas como óbvias, esculpidas na superfície do porcelanato, ora metalizadas, ora monocromáticas. Lua organiza esferas perfeitas e recebe metal de forma alternada. Uma das peças do painel leva a assinatura do Antonio. “É uma proposta de não apenas revestir pela funcionalidade, mas de constituir uma parede que é uma obra de arte”, afirma Pamela.
Acima, painel Atmosfera Eclipse Graphite
Além dos painéis, mais exclusivos, a coleção traz os relevos em monoporosa Aura, Espaço, Tempo, Ar e Espectro, opções mais democráticas, nas medidas 30×30 cm e 30×90 cm. Espaço e Tempo reproduzem volumes como ondas que se complementam. Aura interpreta as fronteiras sutis das esferas celestes em relevo assimétrico. Ar é a peça lisa para compor com os anteriores. Espectro reproduz graficamente as diferentes intensidades e amplitudes de um feixe de luz.
O designer já se inspirou nos astros e fenômenos do universo para criar o anel Atmos e agora traz um pouco do seu olhar sobre o tema para a coleção desenvolvida com a Portobello. Como visto no Salão do Móvel 2019, também se mostra uma tendência forte na decoração.
Confira abaixo, na galeria de fotos de Ari kaye, quem esteve presente ontem no lançamento, na loja de Ipanema.
Acima, Antonio Bernardo, Pamela Goli, Juliana Peixoto,Pamela Golin e Juliana Barcella.
Acima, Antonio Bernardo, Patricia Mayer, Alessandra Lima, Antonio Bernardo, Carolina Haubrich e Caco-Borges
Acima, Barbara Herrmann, Leticia Stefano, AntonioBernardo, Bruna Snaiderman, Juliana Peixoto, Pamela Golin, Antonio Bernardo e Juliana Barcella
Acima, Antonio Bernardo, Tatiana Biar, Gisele Taranto e Celso Rayol
Acima, Rosa Maria Tavares, Patricia Mayer, Nicolas Delfino, Andre Capelli e Marcos Paulo.