O blog do CasaShopping publicou matéria sobre materiais sustentáveis: “Mais e mais tem se falado na arquitetura, construções e decorações com projetos sustentáveis com a utilização de materiais ecologicamente corretos. Segundo a Sociedade de Pesquisa sobre Materiais Industriais Renováveis, a construção de 1,7 milhões de casas tradicionais consome a mesma quantidade de energia que o aquecimento e a refrigeração de 10 milhões de casas por ano. É muito desperdício! Por isso, torna-se cada vez mais significativo pensar em soluções sustentáveis para construir e decorar uma casa. Graças aos avanços da tecnologia, hoje é possível encontrar produtos como PVC, papéis, vidro e madeira que têm a sustentabilidade como marca.

Muita gente ainda tem a impressão de que não é possível ter ao mesmo tempo uma decoração bonita e sustentável. Mas isso não só é possível, como tem sido cada vez mais fácil encontrar produtos que não prejudicam o planeta e ainda deixam a decoração elegante e moderna. Um ótimo exemplo é o PVC que, longe de ficar restrito apenas a tubos e conexões – como é comumente associado – pode ser aplicado de várias formas, como em telhas, esquadrias, decks, divisórias e pisos. Para os pisos e tetos, há modelos de PVC que imitam a madeira e que transmitem a mesma sensação de aconchego. A grande vantagem do PVC é que ele é totalmente reciclável e de longa durabilidade, além de ser eficaz no isolamento térmico e acústico, tem fácil aplicação e manutenção, e é também impermeável e resistente à ação de fungos, bactérias e insetos. Hoje o produto existe em diversas cores e texturas, o que o torna muito versátil. As lojas do CasaShopping têm produtos que não prejudicam o ambiente, como por exemplo a Guimar Interiores, que tem luminária em PVC, e a Cristalle Interiores, com pisos também em PVC.

Já com relação ao uso do papel na decoração a imaginação pode correr solta! Há uma infinidade de objetos feitos de papel reciclado, como luminárias, painéis e quadros de parede. Com uma dose de ousadia, você pode revestir uma parede com folhas de jornal ou de um livro velho. Imagina fazer isso no lavabo, fica incrível! Ou na cozinha com páginas de livros de receitas. É uma solução supercriativa. Seguindo essa tendência verde, a loja By Floor, do CasaShopping tem uma linha de produtos dedicados exclusivamente à sustentabilidade, como os revestimentos confeccionados em Ecopaper, um substrato reciclável à base de PET mais resistente e mais fácil de aplicar que o papel de parede comum.

O vidro é outro produto 100% reciclável. Sua utilização na decoração de uma casa permite maior entrada da luz, ou seja, menos consumo de energia elétrica, que em outras palavras significa uma atitude positiva para o meio ambiente. O vidro pode se transformar em mais vidro, o que gera uma economia nas matérias-primas naturais que seriam necessárias para a sua produção, como areia e calcário. Também pode se transformar em outros produtos, como o verniz. Além dos objetos de decoração feitos de vidro que deixam a casa mais viva e sofisticada.

A madeira de reflorestamento vem sendo cada vez mais adotada também por não degradar a natureza. Com a preocupação crescente com o nível de desmatamento das florestas pelo mundo afora, utilizar uma madeira que passou por um processo sustentável de manejo faz uma diferença enorme na construção e decoração de uma casa. As árvores de reflorestamento mais usadas são o pinus e o eucalipto. Tenha, por exemplo, móveis feitos de madeira de reflorestamento em casa e mostre não só que você tem atitude, como também segue as tendências da decoração. Aproveite essa onda verde, dê uma volta no CasaShopping e conheça as novidades para a decoração de uma casa sustentável!” Leia mais no blog do CasaShopping.

Fonte: Blog CasaShopping / 26/11/12

www.casashopping.com/site/arquitetura_decoracao/arquitetura_decoracao_blog.aspcasa