Em 2022, a ArtSampa realiza sua primeira edição em São Paulo. O evento acontece de 16 e 20 de março, em formato híbrido. A feira presencial ocupará a OCA, prédio icônico de Oscar Niemeyer, onde as galerias apresentarão projetos inéditos especialmente desenvolvidos para a ocasião.

Seguindo um trabalho que vem sendo desenvolvido por seus organizadores já há alguns anos, a ArtSampa terá um forte foco na valorização da arte brasileira e atuará para o reconhecimento internacional do mercado de arte do país, seguindo os mais rígidos conceitos éticos e profissionais.

Entendemos que a ArtSampa será uma nova oportunidade de contato entre galeristas, artistas, curadores e colecionadores. É um evento que já nasce muito plural e diverso, valorizando cada vez mais a acessibilidade e dando destaque para a arte em seus mais diferentes formatos e linguagens”, completa Brenda Valansi, presidente da ArtSampa.

É uma honra para o Instituto Cultural Vale ser parte da ArtSampa, esse espaço de encontros entre artistas, colecionadores e os diversos públicos que a vivenciam. E é especialmente simbólico ver o despontar de novas reflexões, a partir dessas interações, cem anos depois da Semana de Arte Moderna de 2022. Ao nos unirmos a ArtSampa e também a ArtRio, em setembro, buscamos contribuir para o fomento e expansão do mercado da arte e das múltiplas e diversas produções artísticas brasileiras para que mais pessoas tenham a oportunidade de ter suas vidas transformadas por elas”, diz Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

 

As galerias participantes da ArtSampa 2022 foram selecionadas por comitê curatorial formado por: Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4); Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena) e Antonia Bergamin (antes diretora da Galeria Bergamin & Gomide).