Nova data para envio dos projetos é dia 5 de junho
Foi prorrogada para o dia 5 de junho, sexta-feira a data limite para as inscrições para o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio.
Podem se inscrever artistas brasileiros com até 15 anos de carreira. O objetivo do Prêmio é fomentar e difundir a produção artística contemporânea do país. Os selecionados terão a oportunidade de participar de residência em importantes instituições culturais, além de terem suas peças expostas na ArtRio 2015.
As residências do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio em 2015 são:
– São Paulo: residência de seis semanas no Pivô + apresentação pública na residência
– Rio de Janeiro: residência de seis semanas na Galeria Lago + Exposição individual na Galeria Lago
– Colômbia: residência de seis semanas na Lugar a Dudas + Exposição individual
Os três premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante os períodos de residência.
A seleção dos vencedores será feita por um Comitê Curatorial independente. O Comitê tem direção de Bernardo Mosqueira e a participação de Isabel Portella (Galeria do Lago), Fernanda Brenner (Pivô) e Sally Mizrachi (Lugar a Dudas).
As inscrições para o Prêmio são gratuitas e realizadas no portal da ArtRio www.artrio.com.br , onde também está disponível o edital. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos em todos os tipos de plataforma de artes visuais. Dúvidas serão esclarecidas através do email: premiofoco@artrio.art.br.
O resultado final do Prêmio será divulgado até o dia 30 de julho.
Conheça os escolhidos do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio em 2014:
Renato Hofner – natural de São Paulo, arquiteto formado pela FAU-USP, estudou cenografia no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e se iniciou nas práticas de performance e instalação com a artista norueguesa Inghild Karlsen.
Seu projeto durante a residência tem o tema P.A.R.I.S.P.H.E.R.I.Q.U.E, com a “proposta de exploração do território através do caminhar por percursos que se desenvolvem ao redor do núcleo de formação da cidade de Paris, com a realização de registros em diferentes mídias”.
Ricardo Castro – arquiteto por formação, divide seu tempo entre as cidades de São Paulo e Nova York. Criador do movimento Abravana, base de seu trabalho, vai aprofundar na residência sua pesquisa relacionada à elaboração dos objetos manipuláveis, elementos que instigam a ação do corpo no espaço e detonam as Ações. Abravana, na definição do próprio artista, pode significar “abre e vai”.
Anna Costa e Silva – graduada em Cinema e com mestrado na School of Visual Arts de Nova York. Sua proposta de residência tem o tema “O rol das coisas inexistentes”, e segundo a artista “é uma experimentação de linguagem cujas bases são a presença e a troca. Tendo como ponto de partida a pergunta O que é o estado da arte?.”
SERVIÇO ARTRIO 2015Data: 10 a 13 de setembro (quinta-feira a domingo)
Preview para convidados – 09 de setembro (quarta-feira)
Local: Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ
www.facebook.com/artriofeirainternacionaldeartecontemporaneadoriodejaneiro
www.twitter.com/artriofair
Instagram: @artrio_art_br