Como junho é tradicionalmente o mês do Meio Ambiente e neste ano será realizado no Rio de Janeiro a Rio+20, acontecerá no Quadrilátero do Charme de Ipanema, de 14 a 30 de junho, o evento “EcoCharme 2012”.  Segundo Bruno Pereira, diretor do Quadrilátero, a ideia surgiu ao perceber que várias lojas oferecem produtos sustentáveis, mas isso não é informado aos clientes. “É comum que esses produtos existam, mas é incomum perceber que o estabelecimento está no século XXI, porque falta comunicar. E comunicação é tudo nesse século!”, afirma ele.

Por isso, durante o período do evento, as lojas de decoração participantes colocarão em evidência objetos, móveis, luminárias, tecidos, e todos tipo de produtos sustentáveis e os estabelecimentos de gastronomia oferecerão em seu cardápio pratos com viés ecológico. A intenção é apresentar ao consumidor como é que cada estabelecimento está atuando dentro da economia verde. A abertura do “EcoCharme 2012” acontecerá na parte da tarde do dia 14 de junho com um simpósio na loja Arquivo Contemporâneo em que 9 reconhecidos profissionais de diferentes áreas darão seus depoimentos, por 15 minutos cada, sobre seus casos de sucesso e experiências no segmento verde.Confira abaixo a programação:

EcoCharme 2012

PERíODO: 14 a 30 de junho de 2012

EMPRESAS DE DECORAÇÃO PARTICIPANTES: Arquivo Contemporâneo / Empório Beraldin / Espaço Orlean / Florense Ipanema / Gam Molduras / La Lampe / Novo Ambiente / Todeschini

EMPRESAS DE GASTRONOMIA PARTICIPANTES: Aquim / Bazzar / Mil Frutas Café / Via Sete / Zazá Bistrô

SIMPÓSIO DE ABERTURA: 14 de junho 2012

LOCAL: ARQUIVO CONTEMPORÂNEO Rua Redentor, 147 Ipanema Tel: 2227-9120

HORÁRIO: 14:30 às 19:30hs

PARTICIPANTES DO SIMPÓSIO:

Antonio Bernardo – joalheiro e mantenedor do Orquidário do J. Botânico;

Paulo Franzine – proprietário da Florestas Inteligentes;

David Zee – Oceanógrafo e Professor UERJ / UVA;

Marcos Leta – proprietário do Sucos Do Bem;

Mario Cohen – proprietário do Azeite Punta Lobos;

Tereza Corção – eco-chef e presidente do Instituto Maniva;

Zeco Beraldin – proprietário do Empório Beraldin;

Todeschini – empresa líder do segmento moveleiro;

Taissa Buesco – editora da Casa Vogue