Os quartzitos são materiais naturais que unem a estética refinada e sintuosa dos mármores à resistência elevada dos granitos, o que possibilita uma ampla versatilidade de aplicações e paginações – seja revestindo pisos, paredes, painéis, bancadas, pias, banheiras, mobiliário, etc. Para valorizar a beleza única das pedras e adequá-las à customização de projetos, diferentes acabamentos podem ser empregados para deixar as superfícies com uma textura diferenciada, evidenciar ou disfarçar o brilho natural ou torná-las menos derrapantes. Além disso, por ser uma matéria-prima mais rígida, o quartzito pode ser esculpido de modo personalizado, criando padrões únicos na pedra natural. Foto de capa: Mykonos, com acabamento polido, esculpido em bancada de ilha gourmet: material traz personalidade e requinte ao projeto.
Do portfólio de quartzitos do Grupo Guidoni – maior exportador de rochas ornamentais do Brasil e referência global no setor – o Mykonos vem se destacando em diferentes projetos, como nos ambientes dos arquitetos Consuelo Jorge e Olegário de Sá na CASACOR São Paulo deste ano. O motivo do sucesso da pedra de jazida própria da empresa pode ser explicado pela base perolada que transmite um ar de serenidade e tranquilidade, em contraposição às sutis nuances em tons mais escuros que conferem um dinamismo peculiar e elegante. Com os acabamentos – e trabalhos de marmorarias – mais adequados a cada tipo e perfil de uso, pode-se destacar ainda mais a beleza imponente e a versatilidade característica do material.
Para o Loft Refúgio de Consuelo Jorge, ambientado na CASACOR São Paulo 2019, o quartzito recebeu um trabalho em canelado – como se esculpido por talentosos artesãos – que evidencia o aspecto mais bruto do material e mostra sua plasticidade arquitetônica. Este painel reveste a parede da bancada da cozinha e também está presente no quarto, mais especificamente na área dedicada aos cuidados pessoais. Em ambos os espaços, Mykonos pagina as paredes do piso ao início do forro inclinado, refletindo assim a iluminação natural que permeia no ambiente.
Na mesma mostra, o arquiteto Olegário de Sá utiliza o Mykonos em dois momentos distintos na sua Cozy House. Logo na entrada, a fachada foi cuidadosamente revestida em vidro autoportante que reflete com clareza o sofisticado espelho d’água executado em Mykonos, reforçando a arquitetura minimalista ao projeto. O acabamento utilizado foi o polido, que garante brilho e uma textura mais lisa e uniforme à pedra.
Olegário também utilizou o material em todo o piso interno do projeto, contando com acabamento escovado que confere um toque mais rústico à pedra – e, por tanto, um pouco mais antiderrapante. Esse tipo de acabamento confere ao Mykonos um aspecto sem brilho, entretanto, mais sedoso ao toque e bastante impermeável, além de transparecer muito mais a coloração original do material.
Em um projeto assinado pelas arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, Mykonos pagina toda a área da lareira, desde a base até o painel vertical. A ideia foi ressaltar, por meio da luz artificial do projeto luminotécnico e da iluminação natural do fogo, a beleza dos desenhos únicos criados pela natureza ao longo dos anos, além de balancear a frieza da pedra com a sensação de calor convidativo da própria lareira. No projeto, o acabamento polido evidencia a superfície lisa e brilhante do quartzito.
www.guidoni.com.br