Em celebração ao aniversário de 111 anos do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, responsável pelos projetos de diversas praças e jardins na capital pernambucana, A Prefeitura do Recife inicia a programação da 11ª Semana Burle Marx. As atividades gratuitas e online começam na terça-feira (04), dia do aniversário do paisagista, com palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai e México. Além disso. A programação também contará com desafios virtuais e Lives com o propósito de suscitar o debate sobre o legado de Burle Marx.  Para se inscrever basta acessar o link clicando aqui.

A programação começa na terça-feira (04), com uma atividade do Museu da Cidade do Recife (MCR).  O Museu vai divulgar um quiz com 10 perguntas no stories do seu perfil @museudacidadedorecife. Quem acertar todas as perguntas participará de um sorteio para ganhar um kit especial do MCR, formado por uma coleção de seis postais com praças idealizadas pelo paisagista, uma caneca com a imagem do Forte das Cinco Pontas, e o Catálogo do Acervo Cartográfico do MCR.  

Ainda na terça-feira (04) e na quarta-feira (05) acontecerá, a partir das 14h, a primeira edição do Seminário Internacional Paisagem e Jardim com o tema Burle Marx em sintonia com o tempo, que contará com a participação de palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai e México.  A programação conta com palestras de Cristina Castel-Branco (Universidade de Lisboa), Joelmir Marques (UFPE), Alda de Azevedo Ferreira (UFRJ), Luciana Schenk (USP), Lúcia Veras (UFPE), Ana Rita Sá Carneiro (UFPE), Saúl Alcántara (UAM-México), Cláudia Storino (Sítio Roberto Burle Marx), Eduardo Barra (Estúdio Eduardo Barra Arquitetura da Paisagem) e Sonia Berjman (ICOMOS / IFLA), entre outros. 

Já na quinta-feira (06), às 19h, a programação ficará por conta de uma Live no YouTube do Coletivo Tereza Costa Rego de Cultura, com o tema: O Legado de Burle Marx no Recife. A ação contará com a participação de Ana Rita Sá Carneiro, coordenadora do Laboratório da Paisagem da UFPE; de Cida Pedrosa, ex-secretária de Meio Ambiente do Recife e de Luiz Vieira, professor, arquiteto paisagista da UFPE. Para participar, basta acessar o link https://www.youtube.com/channel/UC5uAG418Sbq8KvC2-4wM47w 

 

Os Jardins 

Em sua atuação na capital pernambucana, sobretudo na década de 1930, o paisagista Burle Marx criou áreas verdes que, em 2015, foram elevadas à categoria de jardins históricos pelo prefeito Geraldo Julio, são eles: Praça de Casa Forte, Praça Euclides da Cunha, Conjunto Praça da República e Jardim do Palácio do Campo das Princesas, Praça Derby, Praça Ministro Salgado Filho, Praça Faria Neves, Praça Pinto Damaso, Praça do Entroncamento, Praça Chora Menino, Praça Maciel Pinheiro, Praça Dezessete, Praça Artur Oscar, Jardim da Capela da Jaqueira e os largos da Paz e das Cinco Pontas.

 

Confira a programação completa da 11ª Semana Burle Marx:

Terça-feira (04)

Quiz sobre Burle Marx

Onde: @museudacidadedorecife

 

Terça-feira (04)

Seminário Internacional Paisagem e Jardim com o tema ” Burle Marx em sintonia com o tempo” 

14h00 às 14h20 – Cristina Castel-Branco

Ele olha para o amanhã como ele olha para ontem … Burle Marx: arte e tempo

14h20 às 14h40 – Joelmir Marques

O tempo nos Jardins de Casa Forte

14h40 às 15h00 – Alda de Azevedo Ferreira

Os jardineiros do século XIX e a gênese do paisagismo no Rio de Janeiro

15h00 às 15h30 – Mirela Duarte – Mediadora das perguntas do 1º bloco de palestras

15h30 às 15h50 – Luciana Schenk

Natureza, arte e paisagem: pioneiros

15h50 às 16h10 – Lúcia Veras

As Américas em uma carta de paisagem em sintonia com o tempo

16h10 às 16h30 – Mirela Duarte – Mediadora das perguntas do 2º bloco de palestras

 

Quarta-feira (05)

14h00 às 14h20 – Ana Rita Sá Carneiro

O conselheiro Burle Marx na defesa do patrimônio

14h20 às 14h40 – Saúl Alcántara

La Espectacularidad de la Naturaleza en el México Antiguo

14h40 às 15h00 – Cláudia Storino

Sítio Burle Marx na perspectiva de patrimônio da humanidade

15h00 às 15h30

Aline de Figueirôa – Mediadora das perguntas do 1º bloco de palestras

15h30 às 15h50 – Eduardo Barra

O papel da ilustração nos descobrimentos do Brasil: de Spix & Martius à Burle Marx

15h50 às 16h10 – Sonia Berjman

Amor, pasión y aventura: el legado de Burle Marx a través del tiempo

16h10 às 16h30 – Aline de Figueirôa Silva-Mediadora das perguntas do 2º bloco de palestras

 

Quinta-feira (06) 

19h00 – O Legado de Burle Marx no Recife  

Onde: https://www.youtube.com/channel/UC5uAG418Sbq8KvC2-4wM47w