Desde 2009, a arquiteta Virna Carvalho (@virnacarvalhoarquiteta) mora neste apartamento de 167m2, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro) e, há alguns anos, pintou um desejo crescente de fazer uma grande reforma para resolver alguns incômodos. O closet do casal, por exemplo, era muito pequeno (com apenas 3,20m2 e pé-direito baixo), enquanto a cozinha, embora grande, tinha problemas de funcionalidade. Já varanda da sala, mesmo sendo espaçosa e com uma vista deslumbrante da Lagoa da Tijuca, com a Pedra da Gávea ao fundo, era pouco usada pela família.
Na reforma, iniciada há cerca de um ano, apenas um dos banheiros, que foi renovado recentemente, ficou de fora. De resto, todos os outros ambientes foram contemplados. Duas suítes, o antigo hall e a rouparia que ficava na circulação íntima foram integrados para criar uma ampla suíte master para o casal, que passou a contar – além do dormitório – com escritório, área de leitura, closet e banheiro dele, closet e banheiro dela. A cozinha, por sua vez, foi integrada ao antigo quarto de serviço, permitindo criar uma ilha de cocção, além de um layout mais funcional com espaço para receber muitos armários. Já a varanda ganhou o mesmo piso da área social (deixando tudo nivelado) e foi fechada com uma cortina de vidro, passando a abrigar a nova sala de jantar do apartamento.
Virna conta que, no geral, buscou, através do projeto, melhorar a sensação de amplitude nos espaços, aumentar a funcionalidade deles e criar uma atmosfera leve, acolhedora e, ao mesmo tempo, sofisticada. Além disso, aproveitou a reforma para realizar outro sonho antigo: automatizar toda a casa. Para esta missão, entrou em cena a Tátil Automação (@tatilautomacao), que criou um sistema integrado que permite controlar iluminação, cortinas e ar condicionado pelo telefone, assistente de voz, interruptor ou controles remotos. Já a climatização ficou à cargo da @Alfatech e @UnisArCondicionado, com destaque para o split Artcool Gallery no quarto de casal, lançamento da LG com formato extra fino que se passa por um quadro, posicionado na parede em frente à cama, próximo à janela (repare que a tela reproduz uma obra do artista Gustav Klimt).
Na decoração é tudo novo, incluindo os adornos. Na seleção dos móveis, além da beleza e contemporaneidade, a arquiteta priorizou o conforto e a elegância das peças. “Tudo foi escolhido com muito cuidado em lojas que amo e confio, a exemplo da @BretonOficial”, informa Virna. De lá, vieram a poltrona suspensa Folha (assinada pela Lattoog), a mesa de jantar oval Grillo (com base em jequitibá castanho e tampo laca brilho e cristal), as cadeiras giratórias Le Mans (em madeira maciça amêndoa, com assento e encosto em tecido), o sofá Rei (assinado por Reinaldo Lourenço, com assento e encosto em veludo), a poltrona Bumbo (assinada por Lilly Sarti, com pés em madeira e estofamento em veludo), o banco Odhara (assinado por Louis Kazan, em jequitibá light), a poltrona giratória Romã (com assento e encosto em tecido rústico e costas em couro natural) e a mesa lateral Barra (assinada por Giácomo Tomazzi). Já da loja @NatuzziCasaShopping veio o sofá Leggiadro, estofado em couro natural cinza. Entre as obras de arte, a arquiteta destaca a tela do artista Marcelo Solá (com 100x70cm) na sala e tela do artista Augusto Petrillo (com 110x80cm) na suíte do casal.
Segundo a arquiteta, a paleta de cores da área social, que totaliza 54m2, veio a partir de sua paixão pelo porcelanato modelo Mármore Paraná (em super formatos de 1,20m x 2,50m), da Roca Cerâmica (@rocaceramicabr), aplicado em todo o piso. “O efeito marmorizado acobreado impresso em fundo claro me inspirou a trazer para a decoração a madeira natural, além de tons de verde, cobre e terracota. Desta forma, consegui estabelecer uma conexão direta do espaço com a natureza externa que se descortina na ampla varanda da sala”, justifica ela. Com a intenção de potencializar a sensação de aconchego e acolhimento, a arquiteta apostou em móveis de linhas curvas, tecidos macios e plantas naturais. Outro destaque é a parede principal da sala, que ganhou uma pintura artística sutil de folhagens, executada por Fernanda Ladeira, do ateliê @ACasinha. A pintura artística também está presente no escritório da suíte do casal, em uma versão com tons mais coloridos, neste caso realizada pela @NossaBossa.Art
Já na decoração da suíte do casal predominam as cores sóbrias, a exemplo da marcenaria e a roupa de cama, pontuada com tons mais quentes para trazer equilíbrio visual ao espaço, como a cabeceira estofada em couro caramelo e o pufe em tecido terracota.
Na cozinha, a sensação de amplitude foi reforçada ainda pela combinação de cores claras (especificadas para bancadas, revestimentos, marcenaria e equipamentos) com a luz natural, que ficou mais farta após a reforma. Repare ainda que o cooktop embutido na ilha forma uma triangulação perfeita com a torre de fornos, a bancada de lavagem e a geladeira. “Este era um grande problema da cozinha que se tornou um dos maiores desafio do projeto. Felizmente, a reforma eliminou de vez o incômodo e hoje a cozinha é um dos ambientes mais disputados da casa”, finaliza a arquiteta Virna Carvalho.
FICHA TÉCNICA:
- Autoria do projeto: Arquiteta Virna Carvalho
- Escritório: Virna Carvalho Arquitetura
- Instagram: (@virnacarvalhoarquiteta)
- Nome do fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio
- Produção visual: Andréa Falchi (@falchiandrea)