Texturas e tramas em geométricos, degradés, mosaicos, filetes e tiras formam a coleção Relevos, do Empório Beraldin, dando volume às estampas de tecidos, mobiliários, tapetes, acessórios para a casa, mantas e tantos outros produtos. E quem apresenta sua coleção é o próprio Zeco Beraldin:

O tema da nova coleção são os relevos. No que foram inspiradas as novas peças?

Z.B: Na fauna, flora e relevos do Brasil

De quantas peças será composta a coleção?

Z.B: Temos mais de 200 itens na coleção Relevo.

Quais os principais destaques?

Z.B: São muitos, mas listo três: os jacquads de linho, o revestimento em mosaico em Teca, e o tapete de tear feito com tiras de couro e pele.

Quais são os materiais utilizados na coleção?

Z.B: Linhos e sedas para os tecidos, peles para os tapetes e couros para os acessórios e o mobiliário.

Por que a escolha desses materiais?

Z.B: Para manter a tradicional característica do Empório Beraldin, em trabalhar seus produtos criados com matérias primas orgânicas e naturais, elaboradas pelas mãos de artesãos de todas as regiões do Brasil.

Quais os novos materiais e revestimentos da coleção?

Z.B: Nos tecidos, jacquards com desenhos geométricos e degradés, feitos no Brasil pela primeira vez com fios de puro linho. Mas não é só. Novas texturas e tramas com desenhos geométricos feitos com linho e algodões; estampados com técnica digital sobre linho, com desenhos de floresta com mico leão dourado e cipó; gazes de linho, lisos e listrados, com largura de 3 metros, para uso em cortinas; gazes de seda para cortina; macramês para cortina; linhos pesados para estofados com acabamento estonado; e em revestimentos de parede, painéis com novos couros, camurça, pergaminho, osso e chifre, montados artesanalmente com pequenas placas formando relevos e desenhos geométricos. Destaque para o revestimento Mosaico, feito em formato orgânico com pequenos retalhos de madeira Teca; além de palhas feitas com fios de celulose.

O que teremos de novidades em acessórios e mobiliários?

Z.B: No mobiliário, mesa de jantar em madeira Catuaba ebanizada, com tampo em couro e opções de tampos em palma, chifre/osso; as poltronas Bella e giratória; sofá-cama; mesa lateral, com estrutura de aço inox, com três tampos redondos articuláveis revestidos em couro; conjunto de três mesas revestidas em couro, com formatos cônicos em três tamanhos, que servem como mesa de centro ou lateral; e mesa em aço inox, com ajustes de altura, para encaixe em sofá. Entre os acessórios, temos caixas revestidas em couro com fechos articuláveis; velas aromáticas em novos tamanhos e formatos, revestidas em couro; bandejas e caixas revestidas em couros metalizados ou com gravações de arraia e croco, em cores neutras, verde e azul; almofadas em couros lisos macios ou tramados feitos em tear; mantas, pezeiras e almofadas de tricô, feitas a mão ou em máquina, em cores neutras; e painéis de Adriana e Carlota. Já entre os tapetes, modelos em pele, como o Ondas, gravado a laser; o Retro, bicolor costurado; o Geométrico, com pequenos pedaços de pele costurados; e o Arraia, com pele estampada e costurada em quadrados; e modelos em tear, com tramados em ouro e pele, cortados e costurados em pequenos pedaços; e tramados em fibras naturais ou misturados com tiras de couro.

Há parceria com designers nessa coleção?

Z.B: Sim! Com Paulo Alves, a mesa de jantar em madeira Catuaba. Elisa Atheniense, almofadas, tapetes e mantas,feitas em tear manual com tiras de couro e peles. David Dalmau, almofadas infantis com desenhos com desenhos de diversos animais. Jairo Eckhardt, o painel orgânico de Teca. Adriana e Carlota, os painéis pintados a mão sobre palha e tecido. Simone Figueiredo, o abajur revestido com filetes de chifre e couro, com cúpula de seda. Bia Martinez, os tecidos estampados e tramados. “Estamos orgulhosos por termos conseguido criar e produzir a coleção Relevos, 100% no Brasil, utilizando uma infinidade de técnicas artesanais e matérias primas naturais, com riqueza de detalhes e acabamentos”, finaliza ele.