De 29 de novembro a 6 de dezembro, o Rio de Janeiro será a capital do design brasileiro. O Rio + Design chega à sua 5ª edição ocupando pela primeira vez em um espaço de mil metros quadrados no MAM (Museu de Arte Moderna). Reunindo 34 projetos inéditos com design original, desenvolvidos a partir de 10 matérias-primas brasileiras sustentáveis, o evento é promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeis) em parceria com SEBRAE RJ, Firjan, Apex Brasil e MAM.

“Para esta edição, lançamos um desafio aos nossos designers para a criação de novos produtos com materiais com grande valor agregado trazendo uma proposta inovadora, na medida em que apresenta soluções brasileiras através de materiais responsáveis que estão prontos para serem usados pela indústria, foram experimentados e transformados pelos designers em peças originais altamente elaboradas, viáveis e criativas. Com isso, temos agora a Rio + Design 2012, que é um espetáculo à parte. Outra grande novidade é que, pela primeira vez na Rio+Design, os visitantes poderão não apenas apreciar a produção do design do Estado do Rio de Janeiro, mas também, negociar patentes das criações dos designers cariocas para a sua produção em escala industrial”, afirma Dulce Ângela Procópio, subsecretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

No total, a Rio + Design 2012 reúne 24 expositores e 34 peças, todas inéditas. Os materiais que deram origem às criações dos designers são: fibra de coco, pastilhado de macieira, madeira plástica, laminado decorativo de PET, borracha reciclada, bambu, couro de peixe, tecido de látex, concreto de alta performance e madeira certificada. Entre os destaques da  mostra estão a luminária pendente com borracha reciclada assinada por Zanine de Zanini, as maçanetas com fibra de coco de Ângela Carvalho, o puff com pastilhado de macieira da Lattoog, o carrinho infantil de borracha reciclada do Estúdio Baobá, a Cadeira Skin desenvolvida com couro de peixe pela Em2Design, joias da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio), além de projetos originais de Pedro Braga, Bruno Trindade, Modo Design, Crama, Doppel, Audt, Rio21, Fibra Design e Diálogo, entre outros.

Este ano, a curadoria da mostra é de Guto Índio da Costa. De acordo com a subsecretária, a edição 2012 da Rio + Design destaca o potencial criativo do design carioca e deve gerar mais negócios para o Estado. “Nossa expectativa é de fomentar e estimular novos negócios e esperamos que pelo menos 60% da mostra desperte o interesse das indústrias brasileiras e estrangeiras de diferentes segmentos, uma vez que serão apresentadas criações que podem ser produzidas em todas as escalas”, afirma Dulce.A abertura acontecerá no dia 29 de novembro, quinta-feira, às 11h. A Rio + Design 2012 terá visitação gratuita, de segunda a sexta, das 12h às 18h, e sábados e domingos, das 12h às 19h, no Pilotis do MAM – Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo  – Rio de Janeiro. Conheça algumas peças na galeria de fotos.

Rio + Design 2012

Data: 29 de novembro a 6 de dezembro

Local: MAM – Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo  – Rio de Janeiro

Horário: segunda a sexta, das 12h às 18h, e sábados e domingos, das 12h às 19h.

ENTRADA GRATUITA