No último dia da Semana Design Rio, ontem, dia 04 de setembro, o design como ferramenta para reunir pessoas e transbordar em ideias criativas, pautou as palestras do Armazém 6 da nova Zona Portuária do Rio. Entre os palestrantes, tivemos nomes importantes do design, como Humberto Campana, Luís Eduardo Índio da Costa e Sérgio Conde Caldas.
Foram quatro dias de workshops, exposições, palestras e atrações para toda a família, como na antiga Fábrica da Bhering, no Santo Cristo, onde foi possível conhecer o trabalho dos artistas e designers que ocupam os ateliês do local.
O evento expôs ainda, produtos de 50 ateliês e laboratórios de criação da cidade, unindo nomes já consagrados e jovens talentos.
Na mostra Rio + Design, foram 77 peças de 50 autores, todas relacionadas ao tema transformação, misturando objetos simples do cotidiano a móveis lúdicos. Já a exposição Do Material ao Objeto fez uma retrospectiva das principais peças dos Irmãos Campana. Havia também as exposições Utopias cariocas, da Revista Casa Vogue, que apresentava projetos imaginados por grandes nomes da arquitetura do Rio.
E entre os workshops dos mais procurados, estavam a do Olabi Maker Space, que promoveu cinco oficinas ao longo de todo o evento, estimulando as pessoas a botarem a mão na massa.
A Semana Design Rio é uma realização do Globo com patrocínio do Sistema Fecomércio por meio do Sesc; Sebrae, Casa Shopping, apoio da prefeitura do Rio, Concessionária Porto Novo, Granado Pharmácias, Tok&Stok, parceria da Abedesign, Casa Vogue e Casa Jardim.