Um recorte da obra do emblemático artista chileno Alfredo Jaar será exibido a partir de 28 de agosto no Sesc Pompeia. Com curadoria de Moacir dos Anjos, a mostra Lamento das Imagens reúne instalações, pôsteres e projeções de vídeos – em seleção que provém das quatro décadas de atividade de Jaar.  Foto de capa: Sombras| 2014, Instalação Multimídia | Cortesia Galeria Luisa Strina, São Paulo e do artista, Nova York

São trabalhos de grande escala física que apresentam a forma de Jaar pensar uma política das imagens no mundo contemporâneo, e revelam suas reflexões em torno das formas de controle social e de manutenção de desigualdades. As obras estarão dispostas na área de convivência do Sesc Pompeia.

Figuram trabalhos como Out of balance (Fora de equilíbrio), instalação de 1989 composta por seis caixas de luz com transparências coloridas; One million points of light (Um milhão de pontos de luz), projeção de vídeo concebida em 2005; e, entre os mais recentes, Chiaroscuro (Claro-escuro), instalação de 2015 realizada a partir de metal, acrílico e lâmpadas LED.

Em The sound of silence (O Som do Silêncio), de 2006, Jaar constrói uma espécie de teatro para uma única imagem: o impactante registro do fotojornalista sul-africano Kevin Carter (1960-1994) de um garoto faminto no Sudão sendo observado por um abutre. Na instalação, o público assiste a um filme de oito minutos que reflete sobre os vários aspectos por trás de uma imagem.

A produção de Alfredo Jaar teve início no Chile e, depois, nos Estados Unidos entre o fim da década de 1970 e início dos anos 1980, período em que vigorava a ditadura militar em seu país. São obras que buscam desvendar o que é involuntariamente não dito ou deliberadamente ocultado em um ambiente autoritário.

“Seus trabalhos não obrigam ninguém a tomar posições e atitudes, tão somente oferecendo entendimentos do mundo diferentes dos que refletem e alimentam os consensos e convenções que fazem a vida ser o que ela é em cada momento. São obras que interpelam e afetam o outro, mesmo que não seja possível saber, de antemão, os efeitos dos afetos que produzem”, comenta Moacir dos Anjos.

O público pode visitar a exposição de forma gratuita e presencial, mediante agendamento prévio online através da página de cada unidade no Portal do Sesc São Paulo ou em sescsp.org.br/exposicoes. Para assegurar o distanciamento recomendado entre os visitantes, as vagas para as sessões são limitadas e variam conforme a unidade, sempre respeitando o limite de até cinco pessoas a cada 100 m2 e a ocupação limitada da capacidade total de cada local. O uso de máscara é obrigatório durante todo período de permanência na unidad

Lamento das Imagens, no Sesc Pompeia, integra a rede de parcerias da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mais eu canto , que poderá ser visitada gratuitamente, de 4 de setembro a 5 de dezembro de 2021, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. Alfredo Jaar é um dos artistas selecionados dessa edição da Bienal.

 

LISTA COMPLETA DE OBRAS DA EXPOSIÇÃO NO SESC POMPEIA

Lamento das imagens, 2002 | Instalação multimídia
Geografia = Guerra, 1991 | 10 caixas de luz com diapositivos coloridos, 100 barris de metal, água
Fora de equilíbrio, 1989 | 6 caixas de luz com dispositivos coloridos
Claro-escuro, 2015 | Néon
VOCÊ NÃO TIRA UMA FOTOGRAFIA. VOCÊ FAZ UMA FOTOGRAFIA., 2013 | Material impresso
Caminhando sobre as águas, 1992 | 6 caixas de luz com dois lados, 12 diapositivos coloridos, 30 espelhos emoldurados
Um milhão de pontos de luz, 2005 | Projeção e cartões-postais
OUTRAS PESSOAS PENSAM, 2012 | Caixa de luz com diapositivo p/b e material impresso
Sombras, 2014 | Instalação multimídia
O som do silêncio, 2006 | Instalação multimídia
CULTURA = CAPITAL, 2011 | Néon
Roteiros, Roteiros, 2021 | Néon

 

Serviço:

Lamento das Imagens – Alfredo Jaar
Local: Sesc Pompeia
Curadoria: Moacir dos Anjos
Período expositivo: 28 de agosto de 2021 a 5 de dezembro de 2021
Funcionamento: Terça a sexta, das 14h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h30 às 17h30.
Agendamento de visitas: www.sescsp.org.br/exposicoes ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP
Classificação indicativa: Livre
Grátis

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
Não temos estacionamento. Para mais informações, acesse o portal: sescsp.org.br/pompeia
Nos acompanhe!