A concepção do Partage Shopping Brasília nasceu da busca por inovação, em um trabalho conjunto entre os escritórios de arquitetura Cité Arquitetura, dos sócios e arquitetos Celso Rayol e Fernando Costa, e Sá & Almeida Paisagismo, de Marcos Sá, com o apoio do consultor André Ryfer e do arquiteto Ian Joels, somado às contribuições do Grupo Partage.

De forma holística, a premissa dos arquitetos envolvidos foi integrar arquitetura, interiores, paisagismo e design de mobiliário à paisagem, ao meio ambiente, à cultura local, além de contar com a certificação LEED de sustentabilidade.

“Compreendendo o papel de lugar de encontro e coletividade na vida urbana desempenhado pelos shoppings, associado aos anseios pelo contato com o mundo que nos cerca e sua preservação, esse projeto se torna um divisor de águas no mercado brasileiro de shoppings centers”, reforça Celso Rayol, da Cité Arquitetura.

 

O projeto, que se espraia sobre o terreno criando espaços amplos e fluídos, permeados pela iluminação natural e pela ventilação cruzada, manteve grande parte da vegetação nativa local e capturou nos seus elementos as texturas e colorações do cerrado.
Sua principal âncora não são as lojas, mas um parque de dez mil metros quadrados, com mais de mil árvores nativas preservadas, um verdadeiro “passeio público” entremeado por uma diversidade de usos em relação estreita com o ar livre. No paisagismo, as formas sinuosas na pavimentação e mobiliário se inspiram nas trilhas que cortam as chapadas, no seu relevo e nas formações rochosas, buscando amplitude visual e diversidade espacial.

 

O empreendimento complementa o polo de infraestrutura urbana já existente, formado pelo Aeroporto e pelo parque comercial que se estabeleceu em seu entorno imediato. Foi planejado de modo que as operações comerciais e de lazer ofereçam, além da variedade de opções, uma organização espacial estruturada a partir de um percurso atrativo, em permanente contato com a natureza. A poesia da percepção das diferentes intensidades da luz natural no decorrer das fases do dia faz desse lugar um verdadeiro passeio ao ar livre, confluindo a experiência sensorial ao uso comercial.

 

“É um shopping que nasce desde o projeto com os mais atualizados conceitos de sustentabilidade, com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, utilizado para edifícios verdes). Desde a escolha de matérias primas, passando pelo projeto de iluminação e ventilação natural, até a integração com a mata nativa de cerrado preservada dentro do shopping”, complementa Adriano Capobianco, diretor comercial e de novos negócios da Partage.

 

A inspiração no lugar se traduz na arquitetura a partir das suas formas, da textura dos revestimentos, e da predominante coloração avermelhada que remete ao solo argiloso característico do planalto central. Lojas e quiosques brotam do chão como os cupinzeiros ou rochedos do Cerrado enquanto grandes coberturas leves ripadas sombreiam o espaço como as nuvens do céu de Brasília. Chapas perfuradas com a forma de folhas chamam atenção para a riqueza da flora nativa, protegendo o Mercado Gourmet. Nele, se concentram diversas opções de restaurantes e pontos de vendas de produtores regionais e internacionais com rica oferta de odutos especiais. O espaço também será ambiente para workshops de gastronomia.
Trata-se de um shopping para uma nova era, focado em experiência e lifestyle, que oferece ambientes mais saudáveis e uma nova concepção de espaço coletivo. Um projeto que equilibra a experiência dos espaços públicos urbanos e da vida em sociedade num cenário mais sustentável, refletindo a paisagem e a cultura local, onde a natureza participa de forma efetiva da arquitetura.

 

Ficha Técnica 

Arquitetura, paisagismo e interiores: Cité Arquitetura, Sá&Almeida Arquitetura e Paisagismo

Área: 76.473,02 m² de área construída em terreno de 178.708,85m²

ABL (Área Bruta Locada): 39.755 m²

Ano: 2021

Autores: Celso Rayol, Fernando Costa e Marcos Sá

Equipe: Eduardo Romano, Daniel Osório, Lucia Andrezo, André Caterina, Thiago Godoy, Vanessa Moreira, Fabiana Melo, Júlia de Queiroz, Mateus Fragoso, Camilla Rocha, Rafael Romero, Glauco Lobato, Luciano Melo, Luisa Valverde, Lilian Vieira, Leonardo Leal, Mateus Keiper, Pedro Brito, Luiz Eduardo Rayol, Gabriela Sales, Daniel Nardelli e Gustavo Martins

Imagens: Cité Arquitetura

Consultores: André Ryfer e Ian Joels

Estrutura: Modus Engenharia

Fundação e contenção: Apoio Engenharia

Drenagem, terraplanagem e pavimentação: Conceito Engenharia

Sondagem: FRB Engenharia

Topografia: Projetop Topografia

Instalações, incêndio e automação: PGMAK

Climatização: Contractors

Conforto Ambiental: Seed Solution

Comunicação Visual: Modonovo

Luminotécnica: Senzi

Acessibilidade: Paula Dias

Acústica: Akkerman Alcoragi

Caixilharia: Crescêncio Engenharia

Impermeabilização: Proiso

Gestor Imobiliário: Grupo Partage

Cidade: Brasília

País: Brasil