O blog da Lu Lacerda divulgou em reportagem: “Ainda que muito pouco usado aqui no Brasil, o sótão – aquele espaço entre o telhado e a laje – é um charme e um lugar muito prático em casa. A única preocupação numa casa tropical é deixá-la bem ventilada e com um sistema de refrigeração funcional. A telha esquenta, e o espaço embaixo recebe esse calor intenso; por isso, tanto é necessária uma proteção térmica na telha quanto o uso de uma telha térmica mesmo.
Existem telhas térmicas muito legais e, quando o telhado é inclinado, o madeiramento é um charme a mais. As casas modernas contemporâneas, aquelas que querem ser fiéis a uma imagem do olhar atual, quase não usam o sótão, quase não inclinam o telhado… E o telhado quase nem aparece.
Contudo, o uso desse espaço, com uma inclinação do telhado, tem charme e não está situado em nenhuma tendência ou data. Cria, inclusive, mais um local na casa além de um colchão de ar entre o telhado e o interior da casa – mesmo que esse espaço seja usado”. Leia mais em http://lulacerda.ig.com.br/em-casa-por-marcia-muller-sotao/.
Fonte: Lu Lacerda/ Em Casa por Márcia Müller/ 10/05/17