O site da Lu Lacerda postou em matéria: “Quem, em um país tropical, não gosta de sombra? A sombra de uma varanda se tornou, na casa tropical, uma necessidade de considerável importância. Desde a nossa colonização, estamos sempre em busca de uma casa que suporte o calor e que amenize a insolação.
Optamos por formas naturais que existem nos recursos arquitetônicos. Prefiro uma arquitetura arejada, com sombras e varandas, a uma casa fechada, ao estilo contemporâneo de países com clima frio e cheia de potentes aparelhos de ar condicionado.
O bem-estar de uma casa tropical está associada a ventilação e a uma insolação controlada – disso não fugimos. O toldo é um recurso bem mais econômico que um telhado e funciona muito bem para a mesma função. Além de não ser permanente, ele é retrátil.
A escolha do material e da cor do toldo é fator importante para a sombra que vai nos proporcionar. A cor escura e um material plástico vão fazer essa sombra ser tão quente quanto estar direto ao sol. Prefiro cores claras e materiais menos sintéticos (misturas de tecido e material plástico) impermeáveis e antiflama”. Leia mais em http://lulacerda.ig.com.br/em-casa-por-marcia-muller-toldo-x-sombra/
Fonte: Lu Lacerda/ Em Casa por Márcia Müller/ 05/07/17