Você pode até não se lembrar, mas com certeza já cruzou com uma das peças lindíssimas de Monica Carvalho. Além das bijus, que hoje são os itens mais exportados por ela, Monica produz em seu ateliê objetos de decoração que são sucesso em todas as mostras e eventos de arquitetura e decoração. Parceira de muitos arquitetos, como Nando Grabowsky, Andrea Chicharo, Márcia Muller, Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen, entre outros, ela está trabalhando atualmente com Pedro Paranaguá no projeto do Juice Co. no Leblon e acaba de terminar um hotel em parceria com Flávia Secioso.

Formada em letras, Monica era tradutora, intérprete e professora de inglês, mas sempre gostou de desenhar e bordar, até que, em 98, conheceu uma catadora de lenha de quem começou a comprar material e passou a fazer as peças que vendia, inicialmente, para seus alunos. Em seu ateliê, no Bairro Peixoto, ela cria almofadas, esculturas, bowls, cachepots, castiçais, cadeiras, painéis, quadros, luminárias, jogos americanos e muitos outros produtos, sempre com material orgânico. “Eu uso sementes, fibras, couro de atabaque reutilizado, folhas e estou sempre procurando material novo. Quando comecei a pesquisar os materiais, eu mesma ia para o mato buscar tudo, mas hoje tenho parceria com catadores de FLONA, que são áreas de referência do governo em que o extrativismo é permitido”, diz ela, que também desenvolve trabalhos em diversas tribos indígenas levando uma leitura contemporânea para os produtos feitos por eles para aumentar a possibilidade de inserção no mercado.

E para quem ficou curioso sobre onde encontrar as criações de Monica, além do ateliê, ela trabalha com lojas como Interni, Stilo Ásia e Aspargus, há peças dela nas novelas Cordel Encantado e Vidas em Jogo e sua participação no próximo Fashion Business, que tem o artesanato como tema, já está certa. Na próxima vez que você passar por uma obra dela, aposto que vai reconhecer.

 

Ateliê:
R. Maestro Francisco Braga, 442/101, Bairro Peixoto
Tel: 2547.9989/ 2547.9959
www.monicacarvalho.com.br