Na última terça-feira, 7 de dezembro, a Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN) revelou os vencedores da 11ª edição do Brasil Design Award – BDA’21. Entre os nomes designers premiados, Jader Almeida, Roberta Banqueri e Linda Martins.

Uma das peças mais icônicas do designer Jader Almeida para sua coleção outdoor, o Bird (foto de capa),recebeu Bronze na categoria Design de Produto – Mobiliário e agora se somam as outras 76 premiações do designer ao longo de sua carreira. Inspiradora, a peça parte da premissa de filtrar o sol durante todo o dia e manter uma suave sombra a partir de suas funcionalidades de giro em 360º e do movimento de suas asas.

“Cada desafio de criação é uma oportunidade interessante de desenvolver um produto. Bird quebra um paradigma – é funcional e poéticos ao mesmo tempo. Moramos em um país com dimensão continental, com quilômetros de praias e sol quase que o ano todo. Por que não desenvolver uma peça elegante e apropriada”, argumenta Jader Almeida.

Roberta Banqueri, designer brasileira, recebeu dois prêmios no Brasil Design Award, o sofá Oca e poltrona Cacau, assinados por Banqueri, fazem parte da Tupiniquim – coleção de 2021 da empresa de estofados Più Mobile que evidencia elementos brasileiros.

 

Outra designer também premiada na cerimônia foi Linda Martins, com a cadeira Oscarina que tem inspiração e linhas modernistas e preza a qualidade construtiva da peça.

O sofá Oca, poltrona Cacau e cadeira Oscarina concorreram na categoria “Design de Produto” subcategoria “mobiliário”, recebendo bronze.