Os irmãos Erick e Rudy  compraram este apartamento de 90m2, em Icaraí (bairro de Niterói, RJ), para presentear os pais e procuraram arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório Up3 Arquitetura (@up3arquitetura), para fazer um projeto completo, sob medida para o casal de meia idade.

Como os filhos se identificam muito com o estilo e os projetos do escritório, em grande parte inspirados na estética escandinava, eles pediram para manter essa linha do design nórdico, que tem base em cores sóbrias, madeira clara, design minimalista e cor apenas nos detalhes, e acrescentar um toque industrial, com peças em serralheria preta, cores em tons mais escuros e iluminação em trilhos de spot. “Mesmo os filhos norteando o conceito do projeto, os pais, que seriam de fato os moradores, aprovaram todas as propostas”, ressalta o arquiteto Thiago Morsch.

Na planta original, a cozinha era fechada para a sala e havia um home office entre elas. Para ganhar amplitude, criar uma cozinha mais funcional e uma sala mais confortável para reunir a família, o home office e o banheiro de serviço (sem utilidade para o casal) foram eliminados. Com isso, a cozinha foi totalmente integrada à área social, com uma grande bancada em ilha no meio.

 

No que se refere à decoração, todas as peças são novas, adquiridas de acordo com as especificações do projeto. No geral, o escritório elegeu uma paleta de cores sóbrias para transmitir elegância. Executado em marcenaria, o painel de parede curvo que “abraça” a sala de jantar e vai até a cozinha não só deixou o espaço mais acolhedor como também ajudou a esconder os pilares sobressaltados nas paredes, criando uma ideia de continuidade e fluidez na sala. O toque do estilo industrial aparece no acabamento em cimento queimado aplicado no pilar da sala e na parede superior das paredes dos banheiros, e nos azulejos brancos tipo metrô style que revestem a parede ao fundo da cozinha e atrás da bancada do banheiro.

 

Destaques da área social integrada à cozinha:  A integração que transformou a ambiência do apartamento, deixando toda essa área mais clara e arejada, além fazer a área social parecer bem mais ampla;  A estante em serralheria preta, vazada em módulos, posicionada na lateral da sala, que integrou os ambientes com leveza e acrescentou um toque industrial ao projeto. “Essa estante foi um elemento estratégico para ampliar a sala e criar um cantinho. Ela também ajudou a disfarçar um pilar existente, que ganhou acabamento em cimento queimado”, explica o arquiteto Cadé Marino;  A grande ilha central na cozinha, que, além de funcional, tornou-se um elemento arquitetônico de grande impacto visual que também ajudou a setorizar os ambientes.

Sem dúvida, nosso maior desafio neste projeto foi a descoberta inesperada de um grande pilar na sala durante a obra. Depois de alguns estudos com a intenção de disfarçá-lo, decidimos tirar partido dele, aplicando uma textura de cimento queimado. A estante da tv foi redesenhada em L, criando um cantinho super agradável, delimitado pelo próprio pilar”, finaliza o arquiteto Cadé Marino.

 

 

  • Produção visual: Andréa Falchi (@falchiandrea)
  • Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio