O site Casa com Design publicou em reportagem: “Espaço fechado por vidros temperados, mesa de refeições grande e preparada para receber os convivas: nas varandas que possam ser consideradas “gourmet”, estes são itens quase básicos.

As varandas estão ficando cada vez mais caprichadas, com um design mais moderno e luxuoso. São as novas varandas gourmet, que possuem equipamentos como churrasqueiras, fornos de pizza, lareiras, cooktops e coifas, além de mobiliário compatível com uma refeição – sem esquecer de um toque de aconchego de um lar.

De um modo geral elas também são equipadas com TVs ou telões, som ambiente e iluminação planejada sob medida. Até as varandas menores, que não podem ser consideradas “oficialmente” como “gourmet”, têm espaço para, pelo menos, uma mesa e algumas cadeiras de modo que uma refeição possa ser realizada no espaço.”

 

Varanda pequenina? Não é desculpa: dá para colocar uma mesinha e duas cadeiras para se tomar ao menos um chá. Veja como esta ficou bonita...Essas varandas contam com móveis simples ou luxuosos e eletrodomésticos que facilitem o ato de cozinhar. O tamanho dos móveis depende do espaço que você tem disponível: é muito importante o planejamento para que tudo possa ficar no seu devido lugar e com um ar agradável, sem poluir o visual.

Se você mora em uma casa mais espaçosa, aposte em vários sofás, uma iluminação mais abrangente voltada para a piscina ou para o jardim, uma churrasqueira mais profissional e acessórios que deixam o ambiente mais belo. Se o espaço for grande mesmo, você pode usar algumas mesas ao invés de apenas uma, e até separar o ambiente com uma porta – normalmente em vidro temperado para que os ambientes contíguos se comuniquem visualmente.

Em uma casa como esta é possível se criar vários espaços de convivência em torno do "espaço gourmet". Projeto de Anna Paula Melo. Clique para ver maior.Coloque um jogo de cadeiras e mesas de madeira de demolição ou fibra para criar uma atmosfera mais rústica. Decore também com vasos e plantas para que a natureza esteja presente no ambiente. Opte por detalhes coloridos que deixam o espaço mais descontraído, como almofadas e assentos de cadeiras estampados. Algumas casas nos Jardins, em São Paulo, aderiram às churrasqueiras industriais, pois é um equipamento que não deixa a fumaça escapar para as casas vizinhas – além de ser muito potente, produzindo um churrasco mais rápido e em maior quantidade. Vale a pena investir para ter a sua varanda gourmet!

Fonte: por 

Veja no site:

http://www.casacomdesign.com.br/index.php/2015/10/02/varandas-gourmet/