O Studio-X Rio e o Centro Carioca de Design prganizam o lançamento de “Reflexões & Oportunidades: Design, Cidades e Copa do Mundo” e palestra com a editora, Zahira Asmal, na próxima quinta, dia 10, às 18h30, . O livro se dedica a lidar com os desafios e soluções da Copa do Mundo, com particular atenção ao que diz respeito ao design e à produção da cidade. Publicado por Designing South Africa, o livro questiona diretamente o papel conferido à Copa do Mundo de forjar uma nova sociedade sul-africana. Ele examina os ambiciosos projetos de espaço público e transportes que acompanham o evento e desenvolve um diálogo crítico em torno da concepção, implementação e efeitos do evento de uma maneira geral. A publicação é vista como o primeiro passo na promoção de uma discussão global sobre o papel de mega eventos nas cidades, e como eles podem ser melhor utilizados para catalisar soluções urbanas, sejam elas espaciais, sociais ou de infra-estrutura.

Publicado em inglês e português, o livro é também o primeiro gesto formal de uma organização sul-africana em compartilhar experiências e informações com o Brasil, país anfitrião da próxima Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. A publicação pode ser entendida como um canal de intercâmbio entre as duas nações, garantindo que as lições aprendidas de um evento possam informar melhor ao próximo. Para África do Sul, Reflexões & Oportunidades apresenta uma plataforma para um maior debate sobre o papel da Copa do Mundo em melhorar a vida dos residentes urbanos, enquanto que para o Brasil, oferece um precedente com curadoria cuidadosa.

Zahira Asmal é uma criativa comentarista cultural, curadora e fundadora da DEsigning South Africa, uma organização de pesquisa urbana focada na compreensão e partilha do processo e dos resultados de mega-eventos, particularmente relacionadas com o seu impacto sobre as cidades que os acolhem, e como estão relacionado com identidade urbana, cultura e design.

O Studio-X fica na Praça Tiradentes, 48, Centro.